Elon Musk voltou a ser assunto nessa semana ao comentar que os ativos digitais poderiam reduzir o erro no banco de dados sobre dinheiro. Na sua opinião, as criptomoedas não são ideais, mas são “fundamentalmente melhores” do que qualquer outro produto financeiro.
Para o CEO da Tesla, o principal caso de uso do Bitcoin é que ele pode ser como uma reserva de riqueza, enquanto o Dogecoin é mais adequado para pagamentos.
Em entrevista ao Lex Fridman, influencer em criptomoedas, Elon Musk voltou a mostrar total apoio à indústria de ativos digitais, afirmando que o atual sistema financeiro baseado em moedas tradicionais está longe de ser perfeito, pois os governos podem diluir a oferta de moeda com sua impressão em massa e assim causar inflação.
Musk apontou também que as criptomoedas são uma inovação tecnológica que “nos leva ao século 21”. Ao contrário de muitas pessoas que acreditam que ter dinheiro a caracteriza como detentora de poder, Elon acredita que ele deve ser visto através das lentes da teoria da informação, comentando que a tecnologia por trás das criptomoedas parece ser a forma mais eficaz de transações.
Pense no dinheiro como um banco de dados para alocação de recursos no tempo e no espaço. De que forma esse sistema de dados deve ser mais eficaz? Não estou dizendo que seja o sistema ideal para uma moeda, mas acho que, na verdade, é fundamentalmente melhor do que qualquer outra coisa que já vi”, afirmou o mandatário da Tesla.
Por fim, Elon Musk comentou que a teoria de que ele seja o criador anônimo do Bitcoin é completamente enganosa, já que Nick Szabo, cientista da computação e criptógrafo conhecido por suas pesquisas em moedas digitais, teria mais chances de ser capaz de ser o inventor do token.
Não sei quem criou o bitcoin para fins práticos, mas a evolução das ideias é bastante clara antes disso, e parece que Nick Szabo é provavelmente mais do que qualquer outra pessoa responsável pela evolução dessas ideias”, finalizou.