El Salvador, revelou recentemente um mempool público que oferece acesso transparente aos seus investimentos em Bitcoin. O Bitcoin Office, a entidade governamental responsável pela gestão dos projetos relacionados ao Bitcoin no país, fez o anúncio via X (anteriormente Twitter) no dia 12 de maio.
“El Salvador agora tem seu próprio espaço de mempool onde qualquer pessoa pode consultar nossos ativos do tesouro Bitcoin”, anunciou o Bitcoin Office. Esta ferramenta permitirá que cidadãos e investidores ao redor do mundo acompanhem as movimentações e o status das reservas de Bitcoin do país em tempo real.
Os dados mais recentes acessíveis através do mempool indicam que El Salvador possui uma quantia substancial de 5.748,76 BTC, o que equivale a mais de US$ 352,8 milhões. Esses números são um testemunho do robusto investimento do país na criptomoeda, seguindo uma política de aquisição constante para fortalecer sua posição econômica e monetária.
El Salvador now has its own @mempool space where anyone can check out our #bitcoin treasury holdings.
See details in the next post. pic.twitter.com/PEpVemHoFO
— The Bitcoin Office (@bitcoinofficesv) May 12, 2024
Além disso, o governo de El Salvador adquiriu recentemente 31 BTC adicionais, seguindo a estratégia de Dollar Cost Averaging (DCA). Esta técnica de investimento foi destacada pelo presidente Nayib Bukele em novembro de 2022, que prometeu adquirir 1 BTC por dia “até que o Bitcoin se torne inacessível com moedas fiduciárias. Este plano visa não apenas aumentar as reservas de criptomoedas do país mas também estabilizar o mercado interno em face das flutuações do mercado global.
O desenvolvimento e implementação do mempool público são parte de um esforço mais amplo para solidificar a posição de El Salvador como líder em inovação financeira e tecnológica na América Latina. O país continua a adotar estratégias que promovem o uso de criptomoedas, visando uma maior integração econômica e uma melhor infraestrutura financeira.