El Salvador continua a progredir no setor de criptomoedas depois de minerar oficialmente o primeiro Bitcoin usando energia vulcânica.
O marco foi revelado por meio de um tweet do presidente Nayib Bukele, que compartilhou uma captura de tela do Bitcoin extraído, observando que mais testes e instalação ainda estão em andamento.
“Ainda estamos testando e instalando, mas esta é oficialmente a primeira mineração de Bitcoin do #volcanode”, disse Bukele.
Recentemente, Bukele carregado um pequeno vídeo no Twitter mostrando trabalhos em curso na empresa eléctrica geotérmica estatal LaGeo. No vídeo, trabalhadores podiam ser vistos conectando plataformas de mineração.
First steps…
🌋#Bitcoin🇸🇻 pic.twitter.com/duhHvmEnym
— Nayib Bukele (@nayibbukele) September 28, 2021
Em junho, Bukele disse que instruiu LaGeo a permitir que os mineradores de Bitcoin se conectassem aos recursos de energia vulcânica do país.
Além disso, a energia vulcânica leva à mineração limpa para o ativo que sempre foi atingido por impressões negativas em torno de sua pegada de carbono. Notavelmente, os críticos do Bitcoin citaram o impacto do ativo no meio ambiente como uma razão para uma proibição completa. A mineração de bitcoins é conhecida por consumir muita energia, que em alguns casos é maior do que o consumo de alguns países.
Ceticismo em torno do estande de Bitcoin de El Salvador
Vale a pena notar que a posição do Bitcoin no país foi recebida com ceticismo generalizado, especialmente por parte de instituições financeiras globais.
Algumas das dúvidas foram expressas pelo Professor de Economia Aplicada da Universidade Johns Hopkins, Steve Hanke. O acadêmico alertou que a decisão de El Salvador teria consequências, classificando a mudança como estupidez econômica. Segundo Hanke, a legalização pode culminar em um colapso econômico.
No entanto, os residentes também parecem estar adotando moedas digitais, com Bukele revelando anteriormente que 2,1 milhões de salvadorenhos estão usando a carteira de criptomoeda Chivo do governo. A carteira permite que locais e empresas enviem e recebam pagamentos em Bitcoin ou dólares. Para aumentar a adoção, o estado transferiu US $ 30 em Bitcoins para todos os correntistas do país.
Além disso, o governo de El Salvador pretende estabelecer uma criptomoeda nativa para pagar pelo serviço.