No mês passado, El Salvador se tornou o primeiro país a adotar o BTC como moeda legal, atraindo elogios e críticas da comunidade global. O presidente salvadorenho, Nayib Bukele, afirmou que 2,1 milhões de seus concidadãos estavam usando a carteira de criptomoeda Chivo, patrocinada pelo governo. Dito isso, uma série de falhas técnicas afetou a carteira digital bitcoin do governo salvadorenho.
Os usuários da carteira Chivo não poderão ver cotações de preços congeladas, conforme destacado no último anúncio a seguir (traduzido),
“Tivemos que desabilitar temporariamente a opção de ver o preço do Bitcoin congelado por um minuto. Infelizmente, muitos de nossos usuários o usaram para escalpelamento, o que é legal, mas sem a opção de taxa congelada. ”
O recurso de congelamento de preços permite que os comerciantes retenham o preço Bitcoin cotado pelo aplicativo por até um minuto.
Existe ‘fraude’ aqui?
Bem, de acordo com a tempestade de tweets do Chivo , sim. Conforme mencionado aqui, ir com uma taxa congelada, compará-la com as trocas em tempo real é um tipo de fraude. Vamos mergulhar fundo nisso. Os executivos da Chivo ofereceram algumas explicações para apoiar sua narrativa.
Os traders usaram o recurso de congelamento de preços para fazer a arbitragem em outras plataformas de negociação de criptomoedas em todo o mundo durante períodos de significativa volatilidade de preços. Ergo, permitindo que os negociantes aproveitem as diferenças de preço em outras taxas de câmbio enquanto usam a Lightning Network rapidamente. O tweet reiterou ,
“O ‘scalping’ realizado consistiu em aproveitar o facto de o Chivo ter mantido a taxa congelada durante 1 minuto e aproveitar esse minuto para comparar a taxa com outras bolsas e ver se o preço do Bitcoin subia ou subia.”
Logo, gerando uma fonte infinita de dinheiro cujo único limite era o número de vezes que eles (os comerciantes) escalavam.
Não é nenhuma surpresa que, no futuro, a Chivo planeja remover o recurso de preço e oferecer referências de preço em tempo real para os negociantes de Bitcoin usando seu aplicativo. Principalmente como uma forma de “limitar a visibilidade da taxa congelada”.
No entanto, todas as outras funções permanecem como eram antes. No entanto, a referida carteira também teve outros problemas no passado. Embora os mesmos tenham sido consertados logo em seguida , muitos salvadorenhos têm protestado contra seu uso na região. Por exemplo, cerca de 70% realmente se opôs a toda a lei relativa ao Bitcoin. Usar a carteira ainda era um sonho rebuscado.
Além disso, a comunidade expressou sua angústia , publique a atualização mencionada. Por exemplo, um dos usuários no mesmo tópico respondeu:
“Fraude, você diz. O que é fraude? Fraude é que desde 22 de setembro tenho uma transação que está congelada para mim, eles deduziram o dinheiro, mas o dinheiro nunca chegou ao destino porque o rejeitaram e eu ligo e ligo para 192 e a única resposta é a mesma ”
Dito isso, a carteira viu alguma luz no final do longo túnel escuro, dado o recente anúncio do presidente de El Salvador, Nayib Bukele. Pelo menos para os usuários ativos.
2 new Chivo Facts:
1. People are inserting way more USD (to buy #BTC) than what they are withdrawing from the Chivo ATMs (any media outlet can independently confirm this by visiting the ATMs).
2. Today, we received 24,076 remittances, adding up to $3,069,761.05 (in one day).
— Nayib Bukele (@nayibbukele) October 16, 2021