A agência de classificação rebaixou novamente o Rating de dívida El Salvador, a Fitch disse que o país provavelmente deixará de pagar a sua dívida de janeiro porque tem acesso limitado ao mercado para levantar os fundos necessários, para a Fitch isso vai contecer por causa de sua adoção do bitcoin. Anteriormente agência havia rebaixado o rating de default de emissor (IDR) de longo prazo em moeda estrangeira de El Salvador.
El Salvador, tornou o bitcoin moeda de uso legal no país há cerca de um ano, agora passou de um Rating CCC para CC na empresa de classificação, que disse que o país provavelmente deixará de pagar um vencimento de títulos no início de 2023. Em fevereiro, a Fitch rebaixou o país para CCC de B- apenas algumas semanas antes de o país começar a emitir seu título de bitcoin. O título de bitcoin, anunciado em novembro e previsto para meados de março, ainda não tem data de lançamento.
De acordo com o relatório na quinta-feira, a Fitch disse:
“As posições de liquidez fiscal e externa apertadas de El Salvador e o acesso ao mercado extremamente restrito em meio a altas necessidades de financiamento fiscal e um grande vencimento de títulos externos de US$ 800 milhões em janeiro de 2023 tornam provável algum tipo de inadimplência”.
A adoção do bitcoin pelo país limitou seu acesso aos mercados, prejudicando sua capacidade de financiar o pagamento dos títulos, informou a Reuters em janeiro, citando a Moody’s. Recentemente Nayib Bukele anunciou que buscará a reeleição, mesmo após a agência rebaixar o rating do pais.