A Terra (LUNA) obteve uma alta de 130% no mês passado e esta entre os ativos de melhor desempenho no mercado de criptografia. No momento em que este artigo foi escrito, o LUNA era negociado a $ 31,95, há pouco mais de um ano, mal ultrapassava $ 1.
A valorização do preço é impulsionada por um crescimento no ecossistema LUNA e um aumento na demanda por seu UST stablecoin . Para apoiar esse crescimento, o Terraform Labs (TFL) está planejando apresentar uma atualização.
Chamado Columbus 5, sua implantação mainnet foi adiada por 3 semanas, de acordo com um post oficial . A atualização ocorrerá no auge do bloco 4.724.000, no dia 30 de setembro, às 03:30 UTC.
A equipe por trás do Terra afirmou que deseja “implementar algumas medidas de precaução extras” para implementar a atualização. Eles adicionaram:
A atualização da rede principal do Columbus-5 é massiva. Nos bastidores, várias partes móveis exigem um exame atento e completo de várias perspectivas + avaliações entre a TFL, parceiros ecológicos, a comunidade e projetos dependentes de aplicativos do Terra.
Além disso, eles forneceram três motivos principais que os levaram a atrasar a atualização. Primeiro, a rede terá uma nova versão do Mantle, seu framework para escrever índices ou lógica Extract-Transform-Loan (ETL).
Esta nova versão do Mantle será mais escalável e será capaz de suportar “significativamente” mais tráfego. Será apresentado com Colombus 5. Terraform Labs afirmou:
Mantle desempenha um papel crítico na mediação do tráfego de rede de aplicativos no Terra, garantindo que a compatibilidade da nova versão entre Col-4 e Col-5 é fundamental, exigindo testes adicionais para verificar as novas alterações de design.
O segundo motivo do atraso se deve a parceiros do Terra e projetos de terceiros. A equipe por trás do ecossistema quer que esses projetos tenham mais tempo e “espaço para respirar” para migrar para o Columbus 5.
Isso inclui projetos como Mirror, Anchor, TerraSwap, Shuttle. Antes da atualização, os desenvolvedores por trás desses aplicativos devem estar familiarizados com a mainnet atualizada.
Atualização Importante
Como disse o Terraform Labs, o valor total bloqueado do ecossistema LUNA (TVL) é de US $ 7,3 bilhões com “dezenas de milhares” de novos interessados e construtores entrando na plataforma. Portanto, por que eles decidiram conceder à comunidade e aos desenvolvedores mais tempo para se preparar:
A linha do tempo original produziu uma janela apressada para alguns projetos se prepararem adequadamente para Col-5. Dar aos projetos mais tempo para se familiarizarem com o ambiente de teste do Col-5 e os planos de migração para os principais aplicativos garante uma pista mais tranquila para projetos lançados após o Col-5.
Nesse sentido, a equipa comprometeu-se a disponibilizar mais documentação e material educativo para que a comunidade “utilize a atualização de forma adequada”. Nesta documentação, eles abordarão algumas das preocupações da comunidade e do projeto de terceiros no Col-5.
Os guias oficiais de migração para Mirror e Anchor serão lançados em 13 de setembro, o que significa que os aplicativos da web, contratos e bots estarão funcionais e operacionais em Bombaim para os usuários neste momento. TerraSwap já foi migrado.
Nas próximas semanas, o Terraform Labs dará mais informações sobre a “sequência de eventos” que leva à rede principal. Assim, eles farão como prioridade “garantir” um lançamento “tranquilo” do Col-5.