Os Emirados Árabes Unidos (EAU) já havia dando indícios de que queria se tronar um dos principais centros de criptografia no mundo e um novo passo nessa direção foi dado em Dubai nesta quarta-feira (09), quando o governante local anunciou a criação de uma autoridade reguladora e de licenciamento para criptografia.
“O futuro pertence a quem o projeta”, publicou no Twiter o sheik Mohammed bin Rashid Al Maktoum, que ressaltou que hoje, por meio da lei de ativos virtuais, o Emirado está participando do desenho desse novo setor global em rápido crescimento.
Nosso passo é um salto em direção ao futuro visando o desenvolvimento desse setor e a proteção de todos investidores nele. E o futuro é mais bonito, abrangente e melhor, se Deus quiser”, publicou Rashid Al Maktoum.
المستقبل ملك لمن يصممه .. واليوم من خلال قانون الأصول الافتراضية نسعى لنشارك في تصميم هذا القطاع العالمي الجديد والمتنامي بشكل سريع .. خطوتنا هي قفزة نحو المستقبل هدفها تنمية هذا القطاع وحماية جميع المستثمرين فيه .. والقادم أجمل .. وأشمل .. وأفضل بإذن الله pic.twitter.com/ZQr0fJ6p2N
— HH Sheikh Mohammed (@HHShkMohd) March 9, 2022
A autoridade, que será independente, irá supervisionar o desenvolvimento para o melhor ambiente de negócios do mundo para ativos virtuais em termos de regulamentação, licenciamento, governança e alinhamento com os sistemas financeiros locais e globais, segundo o Rashid Al Maktoum.
O Emirado de Dubai é um dos sete emirados que formam a nação dos Emirados Árabes Unidos. Além dele, outro emirado, o de Abu Dhabi, também adota uma postura mais ostensiva com relação ao seu objetivo de se tornar um hub de criptomoedas.
A Autoridade de Valores Mobiliários e Commodities dos Emirados Árabes Unidos divulgou ontem (08) um comunicado dizendo que estava se aproximando da emissão de uma estrutura regulatória relacionada aos ativos digitais, concluindo sua consulta com as autoridades competentes do país, no desenvolvimento da estrutura regulatória necessária para lidar com os riscos de lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo relacionados a ativos virtuais e provedores de serviços de ativos virtuais nos Emirados Árabes Unidos, a fim de garantir que o setor de ativos virtuais siga às recomendações e requisitos da Força-Tarefa de Ação Financeira (GAFI).