Quem é Donald Trump?
Donald John Trump é uma personalidade da mídia, empresário e político americano que foi o 45º presidente dos Estados Unidos de 2017 a 2021.
Nascido e criado no Queens, na cidade de Nova York, Trump frequentou a Fordham University por dois anos e se formou em economia pela Wharton School da Universidade da Pensilvânia. Ele se tornou presidente do negócio imobiliário de seu pai, Fred Trump, em 1971, e o renomeou para The Trump Organization. Trump expandiu as operações da empresa para construir e reformar arranha-céus, hotéis, cassinos e campos de golfe. Mais tarde, ele iniciou vários empreendimentos paralelos, principalmente licenciando seu nome. Trump e as suas empresas estiveram envolvidos em mais de 4.000 ações judiciais estaduais e federais, incluindo seis falências. Ele foi dono da marca de concursos de beleza Miss Universo de 1996 a 2015 e produziu e apresentou o reality show The Apprentice de 2004 a 2015.
As posições políticas de Trump foram descritas como populistas, protecionistas, isolacionistas e nacionalistas. Ele entrou na corrida presidencial de 2016 como republicano e foi eleito em uma vitória surpreendente sobre a candidata democrata Hillary Clinton, mas perdeu no voto popular.Ele se tornou o primeiro presidente dos EUA sem serviço militar ou governamental anterior. Sua eleição e políticas geraram numerosos protestos. Trump fez muitas declarações falsas e enganosas durante as suas campanhas e presidência, num grau sem precedentes na política americana. Muitos de seus comentários e ações foram caracterizados como racistas ou racistas.
Durante a sua presidência, Trump ordenou a proibição de viagens a cidadãos de vários países de maioria muçulmana, alegando preocupações de segurança; após contestações legais, a Suprema Corte manteve a terceira revisão da política. Ele promulgou um pacote de redução de impostos para indivíduos e empresas, rescindindo a penalidade obrigatória do seguro saúde individual da Lei de Cuidados Acessíveis. Ele assinou a reforma da justiça criminal e nomeou Neil Gorsuch, Brett Kavanaugh e Amy Coney Barrett para a Suprema Corte. Reagiu lentamente à pandemia de COVID-19, ignorou ou contradisse muitas recomendações das autoridades de saúde nas suas mensagens e promoveu a desinformação sobre tratamentos não comprovados e a disponibilidade de testes. Na política externa, Trump seguiu uma agenda America First: ele renegociou o Acordo de Livre Comércio da América do Norte como Acordo EUA-México-Canadá e retirou os EUA das negociações comerciais da Parceria Transpacífica, do Acordo de Paris sobre mudanças climáticas e do acordo nuclear com o Irã. Ele impôs tarifas de importação que desencadearam uma guerra comercial com a China, reconheceu Jerusalém como capital de Israel e retirou as tropas dos EUA do norte da Síria. Ele se encontrou três vezes com o líder norte-coreano Kim Jong-un para negociar a desnuclearização, mas as negociações acabaram fracassando.
Uma investigação do conselho especial liderada por Robert Mueller concluiu que Trump e a sua campanha beneficiaram da interferência russa nas eleições presidenciais de 2016, mas não encontraram provas suficientes para apresentar acusações de conspiração criminosa ou coordenação com a Rússia.Mueller também investigou Donald Trump por obstrução da justiça e seu relatório não indiciou nem exonerou Trump desse crime. Depois que Trump solicitou à Ucrânia que investigasse seu rival político Joe Biden, a Câmara dos Representantes o impeachment em dezembro de 2019 por abuso de poder e obstrução ao Congresso. O Senado o absolveu de ambas as acusações em fevereiro de 2020.
Donald Trump perdeu as eleições presidenciais de 2020 para Biden, mas recusou-se a admitir a derrota. Tentou anular os resultados fazendo alegações exageradas de fraude eleitoral, pressionando funcionários do governo, acumulando inúmeras contestações legais sem sucesso e obstruindo a transição presidencial. No dia em que o Congresso se reuniu para contabilizar os votos eleitorais, 6 de janeiro de 2021, Trump reuniu os seus apoiantes e disse-lhes para marcharem até ao Capitólio. Quando chegaram, alguns entraram e invadiram o Capitólio, resultando na morte de cinco pessoas e forçando a evacuação do Congresso. Sete dias depois, a Câmara o impeachment por incitamento à insurreição, tornando-o o único titular de um cargo federal na história americana a sofrer impeachment duas vezes. O Senado absolveu Trump pela segunda vez em 13 de fevereiro de 2021.
- Conhecido por:Fundação Donald J. Trump
- Nascer:14 de junho de 1946
- Nacionalidade:americano
- Localização:Casa Branca, Washington, DC, Estados Unidos
- Educação:Universidade Fordham, transferida para a Universidade da Pensilvânia – 1964 – 1966
Universidade da Pensilvânia, Wharton School of Finance, bacharelado em Economia – 1966-1968 - Classificação mundial de riqueza:1201
- Patrimônio líquido:US$ 2,6 bilhões
- Outros projetos:Fundação Donald J. Trump – Fundador – 1988
Trump University (Trump Entrepreneurial Institute) – Cofundador – 2004-
A Organização Trump – Presidente – 1971-1972