O projeto de lei de infraestrutura dos EUA de US $ 1 trilhão parecia ter tocado em quase todos os assuntos, desde energia limpa e infraestrutura até a internet e até ativos digitais. No entanto, muitos investidores em cripto estão preocupados com o que a conta pode significar para suas atividades comerciais. Acontece que alguns advogados também.
Durante um episódio do podcast What Bitcoin Did , o apresentador Peter McCormack falou com o advogado independente Abraham Sutherland e com o diretor de conformidade da Multicoin Capital, Greg Xethalis. Eles discutiram o projeto de lei de infraestrutura dos EUA e, em particular, a seção 6050I.
O que é 6050I?
6050I faz parte do Código Tributário dos EUA. Uma emenda proposta tornaria o destinatário de ativos digitais avaliados em mais de US $ 10.000, responsável por verificar os dados pessoais do remetente – incluindo seu número de Seguro Social.
Os destinatários teriam então que enviar um relatório do mesmo às autoridades governamentais dentro de um determinado prazo. Aqueles que não obedecem podem ser forçados a pagar multas ou passar até cinco anos na prisão.
Sutherland disse:
“Esta é uma emenda ao código tributário, mas na verdade é uma nova proibição criminal sobre as transferências ponto a ponto e foi esquecida.”
Em essência, os requisitos propostos vão de encontro ao DeFi e à própria descentralização. Por sua vez, Xethalis temia que a emenda “ problemática ” colocasse o ônus do KYC e da verificação nas pessoas que não estavam “ equipadas ” para ser reguladores.
Enquanto isso, McCormack apontou que muitos residentes dos Estados Unidos não seriam capazes de cumprir as regras, devido à própria natureza das criptomoedas.
Por que isso Importa?
O relatório de pesquisa de Sutherland sobre a disposição afirmava:
“Mineiros, stakers, credores, aplicativos descentralizados e usuários de mercado, comerciantes, empresas e indivíduos correm o risco de estarem sujeitos a este requisito de relatório, embora na maioria das situações a pessoa ou entidade em recebimento não esteja em posição de relatar o em formação.”
Chamando os requisitos de “ invasão de privacidade ”, McCormack questionou se um usuário de troca de criptomoeda logo teria que relatar todas as transações, bem como seu remetente ou destinatário, ao governo dos Estados Unidos.
Lei de Sigilo Bancário
A Lei de Sigilo Bancário da América torna obrigatório que os bancos relatem ao governo todas as transações em dinheiro envolvendo mais de US $ 10.000 . Se o projeto de lei de infraestrutura dos EUA for aprovado, Sutherland acredita que os bancos também podem aplicar essa regra aos ativos digitais.
McCormack naturalmente se perguntou como tais regulamentações se aplicariam a um ativo tão volátil como Bitcoin ou mesmo NFTs.
Falando sobre a emenda, Sutherland disse:
“Agora, eu não quero me concentrar nas enfermidades legais disso, mas [é] altamente suspeito constitucionalmente sob a quarta emenda.”
Ele estava, é claro, se referindo ao direito da 4ª emenda da América, que trata da segurança e privacidade dos cidadãos.