A Disney, gigantesca empresa de entretenimento global, conseguiu aprovação para uma patente que visa criar atrações interativas personalizadas para visitantes em seus parques temáticos. A tecnologia facilitaria as atrações com realidade aumentada (RA) sem fones de ouvido, nos parques temáticos da empresa.
A tecnologia funcionaria rastreando os visitantes usando seus telefones celulares, gerando e projetando efeitos 3D personalizados em espaços físicos próximos, paredes e/ou objetos nos parques, de acordo com a preferência do usuário.
A aprovação da patente de “simulador de mundo virtual em um local do mundo real” foi conseguida no último dia 28 de dezembro e originalmente registrada no Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos, em julho de 2020.
Esta não é a primeira vez que empresa do Mickey Mouse se mostra a favor de se integrar ao metaverso, já que durante a teleconferência de resultados do quarto trimestre da empresa em novembro do ano passado, o CEO Bob Chapek afirmou que a empresa está se preparando para combinar ativos físicos e digitais.
Seremos capazes de conectar os mundos físico e digital ainda mais estreitamente, permitindo a narração de histórias, sem limites em nosso próprio Disney Metaverso”, comentou Chapek na oportunidade.
Mas essa não foi a única movimentação de uma grande conglomerado midiático com foco no metaverso. Isso porque, também em novembro do ano passado, o diretor de estratégia da MGM Resorts International, Tilak Mandadi, compartilhou em um artigo no LinkedIn afirmando que tinha como objetivo combinar o mundo digital com o físico.
Ao olharmos para o futuro, as experiências de parques conectados que transcendem a barreira física e digital e desbloqueiam novas camadas de narrativa são um foco muito empolgante para nós”, escreveu Mandadi na época.
Ele ainda havia ressaltado que as experiências serão perenes e o engajamento dos hóspedes ocorrerá dentro e fora dos parques, comentando que cada projeção será exclusiva para cada usuário, mas também sociais e conectadas. Ao final da publicação, Mandadi afirmou que a tecnologia muda constantemente, então sempre há algo novo para descobrir.
Oficialmente, a Disney tem 12 parques temáticos oficiais, nos Estados Unidos, França, Hong Kong, Japão e China.