O governador do Federal Reserve (Fed), Christopher Waller, fez duras críticas ao setor de criptomoedas em um texto intitulado “considerações sobre o ecossistema de criptomoedas”, publicado em 10 de janeiro.
No texto, Waller diz que os criptoativos são “especulativos” e os compara a figurinhas de beisebol:
“Para mim, um criptoativo nada mais é do que um ativo especulativo, como um cartão de beisebol. Se as pessoas acreditarem que outras comprarão delas no futuro a um preço positivo, elas serão negociadas a um preço positivo hoje. Caso contrário, seu preço cairá para zero. Se as pessoas querem manter tal ativo, então vá em frente. Eu não faria isso, mas também não coleciono figurinhas de beisebol. No entanto, se você comprar criptoativos e o preço chegar a zero em algum momento, não se surpreenda e não espere que os contribuintes socializem suas perdas”.
Em sua opinião, o diretor do Fed destacou que as criptomoedas são ativos arriscados e muitas das empresas cripto “estão engatinhando. Waller ainda citou os colapsos enfrentados pela indústria cripto durante 2023.
“Isso aconteceu no ano passado, quando várias empresas proeminentes relacionadas a criptomoedas entraram com pedido de falência, incluindo plataformas de pagamento, exchanges, credores criptográficos e fundos de hedge. Os declínios nos valores dos criptoativos e as falhas de negócios associadas levaram muitos investidores da indústria de cripto a se machucar”, complementou.
Mercado de criptomoedas em queda
Após a decisão da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) em multar em US$ 30 milhões uma das maiores exchanges cripto dos EUA, a Kraken, e ela ter que interromper os serviços de staking, o mercado de criptomoedas viu uma grande derrubada de preços nas últimas 24 horas.
Cabe destacar que a queda na indústria cripto dos últimos 3 dias está atrelada ao medo de recessão dos Estados Unidos. Em 10 de janeiro, foi registrado o aumento do rendimento da nota de referência do Tesouro dos EUA de 10 anos para 3,7%.
Mais cedo, apenas nove ativos dentre os 100 maiores por capitalização de mercado registraram alguma porcentagem de alta nas últimas 24h. Conforme informou em nota em 9 de fevereiro, a Agência citou que as empresas Payward Ventures e Payward Trading — que formam a Kraken — entraram em consenso para interromper de forma imediata a venda de valores mobiliários através de serviços de staking de criptomoedas.