Diretor de Estratégia e Política da UE na Circle, Patrick Hansen, destacou recentemente o potencial apresentado nas diretrizes de pagamento para stablecoins na região.
O executivo acredita que uma revisão das regras de pagamento da UE iria trazer benefícios para as stablecoins, além de garantir acesso aos emissores aos sistemas relacionados à pagamentos do banco central.
Em uma publicação no aplicativo X, Hansen escreveu:
“No contexto da próxima revisão das regras de pagamentos da UE (PSD/PSD3), algumas mudanças importantes estão a ocorrer no setor de pagamentos da UE. Chefe de unidade da Comissão Europeia (varejo e pagamentos) Ducoulombier: “Propomos modificar a Diretiva de Finalidade da Liquidação (SFD) para permitir que não-bancos acessem sistemas de pagamento . Também propomos soluções para o problema recorrente de ‘redução de risco’ enfrentado por alguns Instituições de Pagamento (IP) e Instituições de Moeda Eletrónica (IME), que deverão melhorar substancialmente a sua capacidade de abrir e manter contas bancárias.”
Para ele, “isso significa que os emissores de stablecoin (EMT) poderão acessar os sistemas de pagamento do banco central, salvaguardar fundos com o banco central e deverão ter menos problemas para abrir contas bancárias. Bom desenvolvimento para a inovação e a concorrência nos pagamentos na UE”.
In the context of the upcoming review of EU payments rules (PSD/PSD3), some key changes are coming to the EU payments sector. EU Commission head of unit (retail & payments) Ducoulombier:
“We propose to modify the Settlement Finality Directive (SFD) to enable non-banks to access…
— Patrick Hansen (@paddi_hansen) September 19, 2023
Stablecoins atreladas ao yuan
Vale lembrar que, Jeremy Allaire, cofundador e CEO da emissora de USDC Circle, externou sua crença de que as stablecoins atreladas ao yuan (dinheiro chinês) podem ser uma alternativa melhor em relação ao objetivo do governo chinês para internacionalização de sua moeda, se comparada com as moedas digitais do banco central (CBDC).
Em uma entrevista recente ao South China Morning Post (SCMP), Allaire disse:
“Se eventualmente o governo chinês quiser ver o RMB usado mais livremente no comércio e no comércio em todo o mundo, pode ser que as stablecoins sejam o caminho para fazer isso mais do que a moeda digital do banco central”.
Contudo, o CEO da Circle ressaltou que, mesmo considerando as stablecoins superiores às CBDCs, os dois sistemas são complementares.