De acordo com as estimativas mais recentes, a dificuldade de mineração de Bitcoin aumentou 13% e atingiu um recorde histórico de 35,61 trilhões de hashes na segunda-feira. A dificuldade tornando-se o maior ajuste ascendente na dificuldade de mineração na rede Bitcoin desde meados de 2021.
O aumento da dificuldade do bloco tornará mais difícil para os mineradores competirem em resolvendo quebra-cabeças criptográficos usando chips de hardware especializados chamados Application Specific Integrated Circuits (ASICs).
E não é apenas o nível de dificuldade que disparou. A taxa de hash da rede Bitcoin, outra métrica importante, está em uma alta histórica de 257 exahashes por segundo (EH/s), de acordo com dados do The Block. A taxa de hash é a quantidade de poder de computação atribuído ao blockchain para verificar transações e ganhar recompensas em bloco. A dificuldade de mineração aumenta em resposta a um aumento na taxa de hash.
O aumento na dificuldade do bloco pode afetar potencialmente a lucratividade do minerador, custando mais para os blocos de mineração. Como o salto de dificuldade foi antecipado, os analistas estimaram que poderia esmagar a lucratividade das mineradoras em cerca de 20%.