Definição de Hard cap
Hard cap refere-se à restrição máxima estabelecida pelo código de uma rede blockchain sobre a quantidade total de uma moeda digital que pode existir. Esse teto impede a emissão ou circulação de novas unidades dessa moeda. Tal medida é geralmente vista sob uma luz positiva, já que promove a raridade da moeda, potencialmente elevando o valor de cada unidade individual. Para modificar esse limite, seria necessário alterar os fundamentos do código da criptomoeda, o que resultaria na criação de um novo ativo digital.
O acompanhamento do hard cap é uma atividade rigorosa por parte dos entusiastas do projeto e plataformas de análise de criptoativos. Variações neste limite podem ocorrer devido a falhas de programação (a exemplo do célebre erro de inflação de 184 milhões no Bitcoin, que excedeu o limite previsto de 21 milhões, mas que foi prontamente sanado), intervenções dos desenvolvedores em eventos atípicos, ou mesmo por intervenções prejudiciais (como a inclusão de brechas no código que permitem a criação de moedas adicionais para benefício próprio, diluindo o valor acumulado ao gerar “tokens adicionais”).
Em 2020, o preço do token de governança YFI da Yearn Finance atingiu um pico superior a US$ 40.000, principalmente por conta do seu baixo hard cap de 30.000 tokens. Já o token MEME, que nasceu como uma crítica humorística ao mundo das finanças descentralizadas (DeFi) e dos tokens não fungíveis (NFTs), viu seu valor disparar após um evento de distribuição gratuita (airdrop) e por ter um hard cap ainda mais exíguo de somente 28.000 tokens.