O Federal Reserve (Fed) dos EUA tem planos para criação de uma equipe com especialistas com o objetivo de acompanhar os desenvolvimentos na indústria de criptomoedas.
Um funcionário do Fed destacou que a medida acontece diante das preocupações do banco central relacionadas a stablecoins “não regulamentadas”.
O vice-presidente de supervisão Michael Barr ressaltou durante o Peterson Institute for International Economics em Washington, em 9 de março, que a nova equipe vai ajudar o órgão a “aprender com os novos desenvolvimentos e garantir que estejamos atualizados sobre a inovação neste setor”.
“A inovação sempre vem rapidamente, mas leva tempo para que os consumidores percebam que podem ganhar e perder dinheiro com novos produtos financeiros”, complementou.
Ainda na oportunidade, Barr citou que a regulamentação necessita ser um “processo deliberativo” para que garanta um equilíbrio entre o excesso de regulamentação que vai “reprimirá a inovação” e a falta de regulamentação que vai permitir “danos substanciais às famílias e ao sistema financeiro”.
Jerome Powell no Senado
O presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, afirmou aos legisladores na terça-feira que as taxas de juros provavelmente subirão mais do que o esperado, à medida que o banco central trabalha para reduzir a inflação, que permanece acima da meta de 2% do banco central.
Em uma audiência no Comitê Bancário do Senado, Powell destacou que a inflação nos Estados Unidos vem se mantendo acima da meta do Fed há vários meses, e que o banco central está monitorando de perto a situação. Powell ressaltou que o Fed está trabalhando para manter a inflação sob controle e que, para alcançar esse objetivo, as taxas de juros terão que subir mais do que o esperado.
“Os dados econômicos mais recentes chegaram mais fortes do que o esperado, o que sugere que o nível final das taxas de juros provavelmente será mais alto do que o previsto anteriormente”, disse Powell ao Comitê Bancário do Senado em comentários preparados.
“Se a totalidade dos dados indicasse que um aperto mais rápido é garantido, estaríamos preparados para aumentar o ritmo das altas de juros.” “Embora a inflação tenha moderado nos últimos meses, o processo de reduzir a inflação para 2 por cento tem um longo caminho a percorrer e provavelmente será acidentado”, acrescentou Powell.