A Deus Finance, mercado de finanças descentralizadas de vários tokens (DeFi), Deus Finance anunciou que foi vítima de um ataque hacker recente, e teve perdas de mais de US$ 3 milhões em DAI e Ethereum (ETH).
A empresa de análise DeFi PeckShield publicou no Twitter explicando a causa e a maneira pela qual os fundos foram explorados. Os hackers por trás do ataque conseguiram explorar e manipular o oráculo de preços para empréstimos em flash, resultando na insolvência dos fundos dos usuários.
1/ @deusdao Deus Finance was exploited in https://t.co/bfYCQcz5rZ, leading to the gain of ~$3M for the hacker (The protocol loss may be larger), including 200,000 DAI and 1101.8 ETH
— PeckShield Inc. (@peckshield) March 15, 2022
Os hackers manipularam o preço do par de StableV1 AMM – USDC/DEI, usando o protocolo para definir o oráculo de preços para seus empréstimos flash.
A PeckShield revelou que os hackers conseguiram roubar cerca de 200 mil em DAI e 1101,8 em ETH, e a quantidade total de fundos roubados pode ser maior do que as estimativas iniciais de US$ 3 milhões.
O hacker por trás do ataque usou a ferramenta de mistura de moedas Tornado Cash, via protocolo Multichain (anteriormente conhecido como AnySwap) para conseguir roubar os toneks. A Deus Finance reconheceu a exploração em seu protocolo de empréstimo e alegou que fechou seu contrato de empréstimo $DEI. O protocolo DeFi também afirmou que $DEUS e $DEI não foram afetados pelo ataque.
Estamos cientes dos recentes relatórios de exploração sobre o contrato de empréstimo $DEI. O contrato foi fechado, ambos $DEUS e $DEI não foram afetados. Os desenvolvedores estão trabalhando em um resumo dos eventos, todas as informações serão comunicadas assim que avaliarmos a situação completa”, comunicou a Deus Finance no Twitter.
We are aware of the recent exploit reports regarding the $DEI lending contract.
Contract has been closed, both $DEUS & $DEI are unaffected. Devs are working on a summary of the events, all information will be communicated once we have assessed the full situation.
— DEUS (@DeusDao) March 15, 2022
A Deus Finance fornece infraestrutura DeFi para ajudar outras empresas a criarem instrumentos financeiros, incluindo plataformas sintéticas de negociação de ações, opções e negociação de futuros.
Lafayette Tabor, CEO da Deus Protocol, também comentou no Twitter para falar sobre seus planos de reembolso, afirmando que os desenvolvedores criariam um novo contrato onde os usuários afetados poderiam pagar seus empréstimos.
Vamos criar um contrato em que você poderá pagar sua DÍVIDA e obter seu sAMM que foi liquidado, também implementaremos um recurso que permite trocar DEI por uma pequena alocação de MUON (pagando da alocação da minha equipe)”, disse Tabor.