O Bitcoin foi negociado com um desconto significativo em sua média móvel de longo prazo no início desta semana, implicando em um movimento de baixa excessivamente estendido e potencial de reversão em alta.
A criptomoeda caiu para quase US $ 30.000 na terça-feira, empurrando a proporção para sua média móvel simples de 20 semanas (SMA) para 0,61, a menor desde o crash de março de 2020.
Historicamente, o bitcoin conquistou grandes fundos de preços com uma relação próxima a 0,60.
“Nosso gráfico mostra o bitcoin com o maior desconto em relação à sua média móvel de 20 semanas desde março de 2020, o mínimo de US $ 4.000”, disse Mike McGlone, estrategista sênior de commodities da Bloomberg Intelligence, em nota de pesquisa publicada na quarta-feira. “Um desconto mais duradouro no final de 2018 marcou a baixa mais perto de US $ 3.000.”
Se os dados anteriores servirem de guia, a baixa de terça-feira perto de US $ 30.000 também pode ser um fundo de mercado em baixa. O Bitcoin subiu ligeiramente nos últimos três dias para quase $ 37.000, mas permanece bem abaixo do SMA de 200 dias de $ 42.000.
De acordo com McGlone, o sentimento tornou-se um pouco pessimista, uma característica frequentemente observada nos fundos do mercado.
“Pedidos de US $ 20.000 e padrões técnicos como ‘cruzamentos mortais’ costumam ser os gatilhos para que os touros mais focados e de longo prazo sejam compradores responsivos”, observou McGlone.
Uma linha de morte, ou cruzamento de baixa de SMAs de 50 e 200 dias, é amplamente considerada como uma representação de uma mudança de tendência de baixa de longo prazo. A SMA de 50 dias do Bitcoin está tendendo para o sul e parece destinada a cruzar abaixo da linha de 200 dias nos próximos dias.
Alguns analistas temem que isso possa acarretar perdas mais profundas. Esses indicadores, no entanto, muitas vezes prendem os comerciantes do lado errado dos mercados, pois são baseados em dados anteriores e tendem a atrasar os preços.
Em outras palavras, no momento em que ocorre o crossover, o ativo está sobrevendido e pronto para um salto. As duas últimas ocorrências de cruzamentos mortais, março de 2020 e outubro de 2019, acabaram sendo armadilhas para ursos.
Dados do blockchain mostram que grandes investidores continuam a acumular moedas, ignorando a recente repressão da China à mineração de criptografia ou os temores da cruz de morte.
McGlone continua otimista sobre as perspectivas de preço do bitcoin no longo prazo. “Os primeiros dias da descoberta do preço, mais a adoção convencional e a inevitabilidade dos ETFs [fundos negociados em bolsa] dos EUA, mantêm a resistência de $ 100.000 em nosso radar”, disse ele.