Embora alguns observadores digam que o bitcoin (BTC, -1,63%) atingiu o fundo do poço, os analistas do JPMorgan permanecem pessimistas, identificando o desbloqueio iminente de ações do Grayscale Bitcoin Trust (GBTC) comprado em janeiro como uma fonte de risco de queda para a criptomoeda.
“Apesar de alguma melhora, nossos sinais permanecem de baixa no geral”, escreveram estrategistas do JPMorgan liderados por Nikolaos Panigirtzoglou em uma nota na quarta-feira. “A venda de ações do GBTC saindo do período de bloqueio de seis meses durante junho e julho surgiu como um obstáculo adicional para o bitcoin.”
Grayscale Bitcoin Trust, o maior gestor de fundos de ativos digitais do mundo, permite que investidores institucionais obtenham exposição ao bitcoin por meio de ações do fundo, que atualmente detém 654.600 BTC. Isso é mais de 3% do estoque da criptomoeda. Grayscale é uma unidade do Digital Currency Group.
Os investidores credenciados podem comprar ações do GBTC diretamente pelo valor patrimonial líquido (NAV) em colocações privadas diárias depositando bitcoin ou dólares americanos. As ações podem ser vendidas no mercado secundário somente após um período de lock-in de seis meses.
A popularidade do trust explodiu no final do ano passado, quando o prêmio sobre as ações do GBTC atingiu um recorde de 40% em 17 de dezembro. Como tal, os investidores correram para negociar ou comprar ações na NAV em uma oferta para vendê-las com um prêmio seis meses depois. De acordo com o JPMorgan, o trust registrou ingressos recordes de US $ 2 bilhões em dezembro, seguidos por US $ 1,7 bilhão em janeiro.
A tranche de janeiro está programada para desbloquear no próximo mês e deve liberar 140.000 bitcoin em ações, apontou Meltem Demirors, diretor de estratégia da CoinShares , no Twitter.
Após o desbloqueio, os investidores têm a opção de liquidar suas participações no mercado secundário. Os analistas do JPMorgan prevêem que os investidores vendam pelo menos algumas de suas ações, levando a uma “pressão para baixo nos preços do GBTC e nos mercados de bitcoin em geral”.
O que não está claro é se os investidores reinvestirão os lucros na escala de cinza recomprando o bitcoin e transferindo-o para o fundo. Se isso acontecer, o bitcoin provavelmente terá um lance forte.
Até fevereiro, as ações negociavam consistentemente com ágio. Isso manteve a demanda geral forte, com os investidores girando o dinheiro de volta para o fundo após o desbloqueio. “A maior parte do capital provavelmente veio de investidores fazendo uma“ repetição do enxágue ”, observou Ben Lilly, um criptoeconomista do Jarvis Labs, em uma postagem da SubStack datada de 22 de abril.
Agora, no entanto, o incentivo para reinvestir é relativamente baixo. O chamado carry trade em tons de cinza perdeu seu brilho desde que o GBTC começou a ser negociado com desconto em fevereiro. Na quarta-feira, as ações eram negociadas com deságio de 12,17% sobre o valor do patrimônio líquido, segundo a fonte de dados Skew.
No entanto, alguns analistas dizem que o desconto oferece aos investidores de varejo uma oportunidade de comprar bitcoin barato. “Os investidores que procuram exposição passiva de longo prazo ao bitcoin provavelmente são melhores comprando GBTC em vez de bitcoin à vista, já que você é pago para esperar mais pelo desconto do que pelas taxas excedentes” , escreveu David Grider , estrategista da empresa de pesquisa de investimentos FundStrat . um e-mail em maio.
O Bitcoin está sendo negociado atualmente perto de US $ 33.200, representando uma queda de 1,2% no dia. Os preços caíram para menos de $ 29.000 no início desta semana apenas para fazer uma rápida recuperação para a faixa de negociação de várias semanas de $ 30.000 a $ 40.000.