O deputado republicano dos EUA, Warren Davidson, externou sua visão contrária a moeda digital do banco central do governo (CBDC), destacando que deveriam ser banidos, bem como criminalizados.
Para o parlamentar, o CBDC transforma o “dinheiro em uma ferramenta de coerção e controle”. A declaração foi compartilhada na conta oficial de Davidson do Twitter, em 23 de julho.
O Federal Reserve (Fed) está construindo o equivalente financeiro da Estrela da Morte. A Moeda Digital do Banco Central (CBDC) transforma o dinheiro em uma ferramenta de coerção e controle. O Congresso deve proibir rapidamente e criminalizar qualquer esforço para projetar, construir, desenvolver, testar ou estabelecer um CBDC”, escreveu.
The Federal Reserve is building the financial equivalent of the Death Star.
Central Bank Digital Currency (CBDC) corrupts money into a tool for coercion & control.
Congress must swiftly ban then criminalize any effort to design, build, develop, test or establish a #CBDC. pic.twitter.com/9JWiyj5H2f
— Warren Davidson 🇺🇸 (@WarrenDavidson) July 23, 2023
Um usuário respondeu a publicação afirmando que “apoiar a proibição de CBDCs é simplesmente uma falta de compreensão do que são e do que deveriam ser”.
Davidson então respondeu:
“Não. Em todos os pontos que você levanta: não. O dinheiro não deve ser programável por uma autoridade central. O dinheiro deve ser uma reserva estável de valor e um meio de troca eficiente, não uma ferramenta de vigilância, coerção e controle. Dinheiro sólido deve facilitar transações peer-to-peer sem permissão”.
Projeto de lei cripto nos EUA
O projeto de lei intitulado “a Lei de Inovação e Tecnologia Financeira para o século 21” foi apresentado, em 20 de julho, pelos republicanos seniores da Câmara dos EUA. A propositura visa mudar a forma como os mercados de criptomoedas funcionam no país.
As mudanças propostas no documento incluem uma obrigatoriedade que versa sobre os reguladores emitir regras para definição de “blockchain” e “ativo digital” dentro das leis financeiras existentes, bem como a criação de novas regras para trocas de ativos digitais.
Conforme destacou o projeto, a Securities and Exchange Commission (SEC) e a Commodity Futures Trading Commission (CFTC) teriam a obrigação de fazer regras específicas sobre os ativos digitais para plataformas de negociação e exchanges.