O cofundador da Solana (SOL), Anatoly Yakovenko, externou recentemente sua visão sobre o que acredita ser a inovação mais significativa no setor de criptomoedas: as finanças descentralizadas (DeFi), durante uma conversa com o analista macro Raoul Pal.
Yakovenko destacou a importância do DeFi e seu papel fundamental ressaltando que é a “maior inovação” que a indústria de criptomoedas “trouxe ao mundo”.
“DeFi é o aplicativo mais importante para cripto. É a maior inovação que acho que a cripto trouxe ao mundo. É o mais difícil de adotar porque se trata de uma parte das finanças que consome software e da qual os humanos realmente não querem abrir mão do controle“, afirmou.
No entanto, ao mesmo tempo que Yakovenko destacou a importância da tecnologia, ele também reconheceu os obstáculos na adoção do DeFi. Durante sua declaração, ele observou que este movimento iria representar uma mudança no setor financeiro, com uma substituição dos intermediários humanos pelo software.
No momento da publicação, o preço do Solana estava cotado em US$ 60,38 em baixa de 0.6% nas últimas 24 horas. Neste período, a criptomoeda registrou um volume de negociação de US$ 1.525.254.079.
Anatoly Yakovenko Rejeita o Rótulo de ‘ETH Killer’
Em um recente pronunciamento, Anatoly Yakovenko, fundador da Solana, posicionou-se de forma contundente contra a narrativa que estabelece uma competição entre protocolos blockchain emergentes e o Ethereum, frequentemente rotulados como eth killer ou “assassinos de ETH”.
Esta terminologia tem sido uma constante no setor para descrever novas tecnologias de blockchain, como Solana (SOL), vistas como potenciais concorrentes do Ethereum (ETH).
As opiniões de Yakovenko foram compartilhadas através de uma postagem no aplicativo X, dirigida tanto ao público quanto à comunidade de criptomoedas. Ele destacou os efeitos negativos de fomentar uma espécie de “guerra fria” entre Ethereum e outros protocolos, argumentando que tais narrativas prejudicam mais do que beneficiam o progresso coletivo do ecossistema blockchain.