As finanças descentralizadas , ou DeFi, estão no centro da recente corrida de criptomoedas .
DeFi é a grande coisa da criptografia no momento, um pouco como as ofertas iniciais de moedas (ICOs) estavam na moda em 2017. Em junho de 2020, apenas US $ 1 bilhão estava preso em protocolos DeFi, de acordo com o site de métricas DeFi Pulse . Em janeiro de 2020, a “DeFi degens” havia despejado mais de US $ 20 bilhões em criptomoedas em contratos inteligentes DeFi .
O que é DeFi?
Então, o que é essa poderosa fera selvagem conhecida como DeFi? E não é tudo cripto descentralizado finanças, afinal? Tipo de. O movimento DeFi refere-se a um gênero específico de produto financeiro que defende a descentralização acima de tudo e usa mecanismos de incentivo lucrativos para encorajar os investidores a participar.
O mundo descentralizado das finanças é composto de uma infinidade de produtos financeiros não custodiais, construídos em torno de uma cultura de projetos criptográficos altamente experimentais e altamente lucrativos que chamou a atenção das principais empresas e capitalistas de risco – e não de alguns golpistas.
Como funciona o DeFi?
Entre os projetos mais populares estão os protocolos de empréstimo Aave , Maker e Compound . Esses são protocolos que permitem que você pegue emprestado criptomoedas instantaneamente – e geralmente em grandes quantidades, se você puder provar que pode pagar o empréstimo em uma única transação. Você também pode ganhar juros emprestando criptomoedas.
Depois, há o Uniswap , uma troca descentralizada que permite a você negociar qualquer token baseado em Ethereum que desejar, ou ganhar dinheiro se adicionar liquidez ao mercado desse token. DeFi também é sobre ativos sintéticos, como ações tokenizadas da Synthetix ou stablecoin descentralizada do Maker , DAI , cujo valor é determinado por algoritmos pelo protocolo. E outros serviços transportam Bitcoin para Ethereum de uma maneira não custodial ou oferecem oráculos de preços descentralizados, que, entre outras coisas, permitem que os ativos sintéticos se liguem com precisão às suas semelhanças não sintéticas.
O que dá a esses protocolos a etiqueta DeFi é que eles são – pelo menos em princípio ou ambição – descentralizados e sem custódia.
Sem custódia significa que as equipes não gerenciam sua criptografia em seu nome. Ao contrário, digamos, de depositar seu dinheiro em um banco ou emprestar sua criptografia com uma empresa de empréstimos de criptografia (como a Cred ), com os protocolos DeFi você sempre mantém o controle sobre sua criptomoeda.
Descentralizado significa que os criadores desses protocolos devolveram o poder sobre seus contratos inteligentes à comunidade – no espírito da ética do hacker , seus criadores votam fora do poder o mais rápido possível e permitem que os usuários votem no futuro da rede.
O espaço ficou aquém de seus ideais elevados . Mesmo em alguns dos maiores protocolos DeFi , leituras atentas de seus contratos inteligentes revelam que as equipes têm um poder imenso ou os contratos são vulneráveis à manipulação .
Mas é extremamente lucrativo para alguns comerciantes. Muitos desses protocolos de empréstimo oferecem taxas de juros absurdas, aumentadas ainda mais pelo fenômeno da agricultura de rendimento , em que esses protocolos de empréstimo oferecem tokens adicionais aos credores.
Esses chamados tokens de governança , que também podem ser usados para votar propostas para atualizar a rede, são negociáveis em mercados secundários , o que significa que alguns rendimentos percentuais anuais chegam a 1000%. (Claro, se os protocolos em questão vão durar um ano inteiro está em debate).
Quais são alguns dos principais protocolos DeFi?
Protocolos de empréstimos descentralizados e produção agrícola
Aave, Compound e Maker são os principais protocolos de empréstimo DeFi, com bilhões de dólares de valor encerrados em seus contratos inteligentes. A premissa é simples: você pode emprestar tokens de criptomoeda ou tomá-los emprestados. Todos os principais protocolos são baseados no Ethereum , o que significa que você pode emprestar ou pedir emprestado qualquer token ERC20 . Como mencionado acima, eles não têm custódia, o que significa que os criadores dos protocolos não têm controle sobre seus acervos.
As taxas de juros variam. No momento em que este artigo foi escrito, você pode emprestar o stablecoin descentralizado do Maker, DAI, por 7,75% no Compound, ou tomá-lo emprestado por 10,78 %%. No Aave, são 9,59% para emprestar e 17,46% para emprestar. Mas os pontos percentuais variam muito a cada dia, então aceite as coisas com uma pitada de sal.
Esses protocolos desencadearam a chamada mania da “agricultura produtiva”. Em meados de junho, a Compound lançou o $ COMP , um símbolo de governança que permitia aos detentores votarem sobre como a rede operaria.
Pessoas que emprestaram criptomoeda no Compound ganhariam $ COMP por seus esforços – uma espécie de pontos de fidelidade. Eles poderiam usar esses tokens de governança para votar em propostas para atualizar a rede. Este foi apenas um uso para o token.
A outra – que trouxe fama e infâmia para DeFi na mesma medida – era ganhar $ COMP para fins especulativos . As estatísticas explicam o porquê. No dia do lançamento, 17 de junho, $ COMP valia $ 64. Em 23 de junho, um único $ COMP valia $ 346. Outros desenvolvedores de protocolo de empréstimo começaram a notar e lançar seus próprios tokens de governança. Aave tem um, $ LEND, assim como uma série de outros protocolos DeFi.
Aave Governance is officially on mainnet, giving the decisional power to the community! Now it’s time to vote on the very first Aave Improvement Proposal (AIP) for the token migration from $LEND to $AAVE.
Thread on how to vote⬇️
Blog post for details: https://t.co/Z09ajBmb2Y
— Aave Labs (@aave) September 25, 2020
O custo de um único $ YFI, a governança token para DeFi deu agregador yearn.finance, atingiu um pico de $ 41.000 em meados de Setembro de 2020, quadruplicar o preço do Bitcoin no momento e perto de sua corrente de todos os tempos de alta . (Concedido, há apenas 29.967 YFI em circulação no momento em que este artigo foi escrito, em comparação com 18 milhões de Bitcoins). E tudo isso por causa de um token apresentado pelos criadores de yearn.finance como tendo “valor 0″. Eles escreveram ao lançar o token: “Não compre. Ganhá-lo.”
Trocas descentralizadas e provedores de liquidez
As trocas descentralizadas são outro tipo popular de protocolo DeFi. Uniswap é de longe o maior. No final de agosto de 2020, o volume diário de negociação no Uniswap atingiu US $ 426 milhões , superando o volume da bolsa centralizada Coinbase , na qual os comerciantes trocaram US $ 348 milhões em criptomoedas. Outros incluem Balancer , Bancor e Kyber . 1 polegada agrega todas as trocas descentralizadas em um site.
Todas essas trocas são exemplos de “ criadores de mercado automatizados ”. Ao contrário, digamos, do Binance de câmbio centralizado , ou IDEX de câmbio descentralizado , no qual os comerciantes compram e vendem criptografia entre si, esses formadores de mercado automáticos têm pools de liquidez.
Vamos decompô-lo: liquidez significa apenas como é fácil movimentar dinheiro em um mercado. Se o mercado de um token for altamente líquido, isso significa que é muito fácil negociar. Se for ilíquido, é difícil encontrar compradores para seus tokens.
Os pools de liquidez são grandes cofres de pares de tokens – digamos, um pool de liquidez para ETH e BTC – que os traders podem utilizar para fazer negócios. Portanto, se alguém colocou US $ 1 bilhão em ETH e US $ 1 bilhão em BTC em um pool de liquidez, há dinheiro suficiente circulando pela bolsa para que os comerciantes negociem os ativos sem problemas.
A parte DeFi é que tudo isso não tem custódia e qualquer token ERC-20 pode ser adicionado a essas trocas. Isso dá ao mercado mais escolha, já que as trocas centralizadas não listam certos tokens devido a dúvidas legais e porque muitos tokens são, bem, scams. A outra parte do DeFi é a estrutura de incentivos. Aqueles que financiam esses pools de liquidez ganham taxas sempre que alguém faz uma negociação, além de várias recompensas de cultivo de rendimento penduradas por alguns dos protocolos.
Establecoins descentralizados e derivados sintéticos
Isto é o que o mundo centralizado de ativos sintéticos como: Há cerca de US $ 24 bilhões de Tether , o principal US stablecoin dólar-Pegged, em circulação. A Tether afirma que seus tokens são totalmente garantidos por reservas de caixa em dólares americanos. Mas as respostas a essas afirmações estão a portas fechadas, e a empresa já admitiu que esses tokens estavam em um ponto apenas 74% lastreados em dólares americanos. A empresa está agora sob investigação do Procurador Geral de Nova York.
O problema urgente é que aqueles que negociam tais stablecoins em dólares americanos devem confiar que as empresas que os criam são fiéis à sua palavra e que esses tokens são sempre resgatáveis em dólares americanos. Mas as empresas traem a confiança de seus usuários; os humanos são falíveis. O ditado de Lawrence Lessig, “Code is Law” , motivou o surgimento do stablecoin descentralizado, cuja vinculação ao ativo que representa é determinada por um algoritmo complexo e autossustentável. O mais popular é o DAI , produzido pela Maker.
Synthetix é outra plataforma de ativos sintéticos popular. Ele permite que as pessoas negociem outros produtos derivados, entre eles dólares americanos sintéticos, dólares australianos, Bitcoin e ouro. Ações, ETFs e índices estão todos a caminho.
Um ativo sintético final é Bitcoin embrulhado ou WBTC . Funciona assim: Conecte seu BTC em seus contratos e o WBTC emitirá o equivalente em Bitcoin. O benefício é que osusuários de Bitcoinpodem participar do DeFi, que vive quase inteiramente no Ethereum .
O WBTC tem uma capitalização de mercado de cerca de meio bilhão de dólares. É um produto de custódia – a BitGo , uma corretora de criptografia prime do Goldman Sachs com sede no Vale do Silício, detém a custódia desse Bitcoin. Produtos não custodiais estão a caminho.
Como começar com DeFi
Então você quer experimentar esse DeFi? Aqui está o que você precisa fazer.
Primeiro, pegue uma carteira que suporte Ethereum e possa se conectar a vários protocolos DeFi através do seu navegador. MetaMask é uma escolha comum.
Em segundo lugar, compre a moeda relevante para o protocolo DeFi que você planeja usar. No momento, a maioria dos protocolos DeFi residem no Ethereum, então você terá que comprar uma moeda ETH ou ERC-20 para usá-los. (Se você quiser usar Bitcoin, terá que trocá-lo por uma versão ETH do Bitcoin, como Wrapped BTC).
Terceiro, jogue o jogo DeFi. Existem inúmeras maneiras de fazer isso.
Uma maneira é emprestar suas criptomoedas. Uma maneira fácil de ver como conseguir o melhor negócio é usar yearn.finance , que os lista em um único lugar. Você pode se tornar um “ agricultor de rendimento” ganhando os tokens de governança que são concedidos por emprestar suas criptomoedas. Mais informações sobre os lucros potenciais da produção agrícola podem ser encontradas em sites como yieldfarming.info .
Uma segunda maneira de jogar seria colocar seus fundos em uma bolsa descentralizada, como Uniswap, e ganhar taxas ao se tornar um criador de mercado. Você pode até colocá-los no controverso rival Uniswap , SushiSwap , que permite que você ganhe fichas de produção agrícola na sua criação de mercado.
Terceiro, você poderia investir em um dos projetos DeFi mais experimentais e mais loucos, como Based.Money, cujo preço do token “rebase” diariamente, distorcendo o preço do token ou a variedade popular de moedas meme voláteis , como $ YAM, $ TENDIES, $ KIMCHI, $ SHRIMP e assim por diante.
Mas uma coisa a ter em mente: o espaço está cheio de riscos, golpistas e erros. Este é um espaço altamente experimental e arriscado dentro da criptografia, que por si só é um espaço altamente experimental e arriscado. Fraudadores, golpistas de saída e “trapaceiros” são abundantes, e as pessoas muitas vezes descobrem vulnerabilidades em contratos inteligentes que revelam como os criadores do token detêm todo o poder (e o projeto não é descentralizado, afinal). Tome cuidado.
Como usar uma troca descentralizada
Uma das plataformas DeFi mais populares é o Uniswap, uma bolsa descentralizada. Descubra como negociar no Uniswap e você estará pronto para lidar com qualquer coisa que os desenvolvedores DeFi possam lançar em você. Aqui está um guia rápido para começar. Manteremos as coisas simples e apenas mostraremos como realizar uma troca simples, neste caso ETH por DAI, uma stablecoin descentralizada.
Primeiro, queremos enviar nosso ETH, que já compramos da Binance, para o Uniswap. Para fazer isso, primeiro teremos que conectar uma carteira . Vamos usar MetaMask , uma carteira de navegador popular que é compatível com a maioria dos aplicativos DeFi. Para fazer isso, vamos ao Uniswap e clicamos em “Conectar a uma carteira” no canto superior direito do site (por meio de um navegador de desktop).
Em seguida, clique em MetaMask.
Assim que estiver tudo configurado, você deve ter um endereço de carteira no MetaMask. Então, você precisará enviar um pouco de Ethereum para o endereço da MetaMask de onde quer que esteja segurando seu ETH.
O nosso está no Binance, então enviaremos alguns. Enviamos $ 5, depois $ 20, para a MetaMask. Aqui está uma dessas transações. Observe que você deve pagar uma taxa de transação. Para enviar $ 25 em ETH da Binance para a MetaMask em duas transações, pagamos $ 11. Essas “taxas de gás” dispararam em meio à alta demanda, à medida que o preço do Ethereum subia e os aplicativos de DeFi decolavam.
Aqui está o que parecia. A transação demorou alguns minutos para chegar ao nosso endereço MetaMask – os blockchains são lentos. Com o que resta da nossa ETH em mãos, vamos transferir a ETH para o DAI.
Para os fins deste artigo, vamos mantê-lo simples e trocar 0,0001 ETH por 0,117 DAI. Isso é o equivalente a $ 0,117, já que o DAI está atrelado ao dólar americano. Faça isso, clicaremos em trocar e selecionar ETH e DAI na lista. Pagaremos aos provedores de liquidez – as pessoas que escolheram pares para facilitar essa transação – uma pequena taxa. E o Uniswap determinou que a maneira mais barata de fazer essa transação acontecer é trocar de ETH para WETH para COMP para MKR para DAI.
Excelente. Então, clique em trocar e abra seu endereço MetaMask.
Eek. Esta transação custa $ 15,67, uma vez que temos que pagar aos mineiros da Ethereum para processar esta transação. As taxas de gás da Ethereum mudam o tempo todo. Em dias agitados, eles ficam nas alturas. Em dias mais lentos, eles custam apenas alguns dólares. Mas, em nome da educação, vamos confirmar essa transação.
Nosso acordo de cavalheiros foi submetido, pronto para validação dos mineiros Ethereum.
E aí está! Nossa compra de DAI confirmada no blockchain e pronta para uso.
A beleza do DeFi. E custou apenas $ 25 para transferir $ 0,12! Uma verdadeira pechincha. Mas como parece bonito.
Em seguida, transferimos nosso ETH de volta para sua casa confortável em Binance. Outros $ 1,5, totalizando $ 26,5 em nossa troca. Este comércio não teria custado quase nada se o negociassemos dentro da Binance. Mas agora, nosso $ 0,12 está pronto para ir para qualquer protocolo DeFi, pronto para aquele rendimento doce, doce. Se depositarmos ETH suficiente para pagar a taxa do gás, claro.
O futuro do DeFi
Poucos previram o aumento dramático do DeFi, e menos ainda podem prever seu futuro. Existem algumas direções óbvias para onde ele pode ir.
A indústria vai se expandir para mais blockchains
A partir de setembro, Ethereum é o lar de todos os principais projetos DeFi. Mas outras cadeias de blocos estão construindo projetos. Algumas coisas provavelmente ocorrerão.
A primeira é que os projetos DeFi se tornarão mais interoperáveis. Bitcoin já pode ser usado no Ethereum na forma de Wrapped BTC, e mais iniciativas para permitir compatibilidade cross-blockchain estão em andamento, mais notavelmente Tendermint’s Cosmos, trabalho adicional de Ren e o projeto Polkadot .
Em segundo lugar, o DeFi se expandirá para outros blockchains. Uma vez que o domínio de Ethereum, outros blockchains estão olhando para o DeFi. Huobi , Conflux , Binance e outros estão lançando incubadoras e plataformas para projetos DeFi, muitos dos quais não têm conexão com Ethereum.
Terceiro, DeFi irá interagir com finanças centralizadas. E se sua pontuação de crédito pudesse ser vinculada a um protocolo de empréstimo descentralizado ? E se você pudesse apostar sua casa como garantia para um empréstimo criptografado ? E se o seu banco comercial permitir que você compre e mantenha stablecoins descentralizados? Todos estes estão em andamento. O mercado de trabalho pode crescer e os investidores institucionais podem despejar dinheiro em seus protocolos. A palavra-chave aí sendo “poderia”.
Itamar Lesuisse, cofundador e CEO da DeFi-friendly crypto wallet Argent , disse à Decrypt em julho de 2020 que esta “experiência inicial” é “apenas o começo. Ele disse: “Nos próximos anos, esperamos que ele resolva problemas significativos para usuários comuns em todo o mundo; diríamos que a experiência do usuário já é melhor do que as finanças tradicionais em muitas áreas. ”
Jason Wu, CEO e cofundador da DeFiner, disse à Decrypt que os projetos da DeFi atrairão muito capital. “Com o capital levantado, os projetos DeFi podem construir mais aplicativos e atender à demanda e construir redes financeiras de próxima geração”, disse ele.
Há uma quarta pergunta, menos certa: estamos em uma bolha DeFi e isso é sustentável?
Vitalik Buterin, o cofundador da Ethereum, alertou no final de agosto de 2020 que a atual mania DeFi não é sustentável. “Sério, o grande volume de moedas que precisam ser impressas sem parar para pagar os fornecedores de liquidez nesses regimes agrícolas de rendimento de 50-100% ao ano faz com que os principais bancos centrais nacionais pareçam todos administrados por Ron Paul”, ele tuitou, levantando o espectro do congressista republicano que clamava pelo fim do Federal Reserve.
It settles down from the PoV of people providing their liquidity to collect coins, it crashes with tears from the PoV of people holding those coins that are getting printed nonstop to pay the liquidity providers.
— vitalik.eth (@VitalikButerin) August 31, 2020
Em um tweet excluído em setembro de 2020, Ryan Selkis, fundador da empresa de análise de dados criptográficos Messari, disse : “Estamos nos aproximando do ápice da economia do Ponzi, puxões de tapete e salto de” rendimento “, e as taxas de ETH vão comer pesadamente em lucros não relacionados às baleias. ” Ele continuou: ” D eFi é apenas uma grande piscina de capital espalhada em torno de um pequeno grupo de insiders e mercenários que logo ficarão sem vítimas para roubar.”
Outros acham que, se a “bolha” estourar, o espaço DeFi continuará a crescer, embora os lucros de coisas como a produção agrícola sejam menores. Changpeng “CZ” Zhao, CEO da crypto exchange Binance, tuitou em setembro que vê “muitas bolhas no DeFi agora”, mas que acredita que “o conceito central de” apostar moedas para fornecer liquidez e obter um retorno “permanecerá. Mas esses retornos de rendimento superelevados subsidiados por novos tokens não vão.
(Un)popular opinion: I see lots of bubbles in #DeFi now.
I believe the core concept of "staking coins to provide liquidity and earning a return" will stay. But these super high yield returns subsidized by new tokens won't.
Super high risk. Be cautious!
— CZ 🔶 BNB (@cz_binance) September 1, 2020