Uma declaração inesperada sobre a maior criptomoeda do mercado, o Bitcoin (BTC), foi feita recentemente pelo fundador do blockchain Cardano (ADA), Charles Hoskinson. Em sua conta oficial do X, Hoskinson destacou uma narrativa específica observada por ele três vezes em um período superior a 10 anos após o halving do Bitcoin.
O ciclo de halving do Bitcoin é um evento que reduz pela metade as recompensas por mineração, gerando escassez de novas moedas no mercado e suscitando debates sobre seu potencial impacto no valor do BTC. O halving do Bitcoin está previsto para acontecer no mês de abril.
“Com mais de dez anos de existência, já vi essa narrativa três vezes. Segue-se a metade. Todo empreendimento L2 aprenderá que isso é impossível porque o Bitcoin não pode mudar o suficiente para suportar as coisas necessárias para um ambiente L2 vibrante. Tanto Ethereum quanto Cardano são atualizados continuamente para aprimorar suas opções como desenvolvedor para implantar L2s eficazes, eficientes, confiáveis e seguros.
Por exemplo, estamos adicionando suporte BLS ao Plutus V3 junto com os projetos Hydra e Mithril que fornecem requisitos comerciais e técnicos ricos para a evolução de Cardano. Ethereum tem um ecossistema vibrante de L2s que estão bem representados no roteiro do protocolo principal do Ethereum, escreveu.
Ainda na oportunidade, Hoskinson afirmou que o Bitcoin não vai mudar nem adicionar nenhuma funcionalidade adicional. “Isso significa que TUDO é extremamente difícil de fazer com Bitcoin L2s e geralmente requer infraestrutura CENTRALIZADA ou FEDERADA para operar. Se for CENTRALIZADO ou FEDERADO, então não é Bitcoin. Preste atenção às escolhas de arquitetura e design ao investir nessas startups”, complementou.
Having been around for more than ten years, I have seen this narrative thrice. It follows the halving.
Every L2 venture will learn that it’s impossible because Bitcoin cannot change enough to support the things required for a vibrant L2 environment. Both Ethereum and Cardano… https://t.co/56jbfCax4U
— Charles Hoskinson (@IOHK_Charles) February 4, 2024
Halving Bitcoin 2024
O cerne do evento de halving reside na redução de 50% da recompensa por bloco que os mineradores recebem, uma medida introduzida por Satoshi Nakamoto, o criador do Bitcoin, para moderar a inflação da criptomoeda. Diminuindo as recompensas por mineração, a intenção é reduzir o ritmo de geração de novos Bitcoins, incrementando sua escassez e, por consequência, seu valor, especialmente sob uma demanda crescente.
Os eventos de halving do Bitcoin têm historicamente induzido uma escassez de criptomoedas no mercado, resultando em uma pressão ascendente sobre os preços e desencadeando altas significativas após cada evento.
Antecipando o halving de 2024, o analista reconhecido nas redes sociais, BitQuant, projetou que o preço do Bitcoin poderia alcançar novos picos históricos antes ou após o evento. Essa previsão é baseada nos padrões observados em eventos anteriores, que sempre precederam máximos no valor do Bitcoin. BitQuant especula que o preço poderia chegar a impressionantes 250.000 dólares, quase nove vezes o seu valor atual.