Várias exchanges de criptomoedas podem ser bloqueados pelo regulador de telecomunicações da Rússia, Roskomnadzor, se seus operadores não excluírem as páginas ilegais da web. A ameaça para as plataformas de compra e venda de criptomoedas decorre de uma decisão judicial que considera seu conteúdo como proibido.
No início de setembro, o Tribunal Distrital de Kushnarenkovsky em Bashkortostan, uma república da Federação Russa, confirmou que as informações que estão disseminando são proibidas pela lei atual, informou Forklog. O registro de sites russos proibidos, mantido pela organização não governamental Roskomsvoboda, lista 17 sites afetados pela decisão .
Em sua decisão, o tribunal regional observa que em todos esses casos as plataformas permitiram o acesso gratuito sem a necessidade de registro. “Qualquer usuário pode conhecer o conteúdo e copiar os materiais em meio eletrônico. Não há restrições à sua transferência, cópia e distribuição ”, enfatizou o tribunal distrital.
De acordo com o Digital Rights Center, um escritório de advocacia contratado pelos operadores de seis das trocas de criptografia, os proprietários dos sites não foram intimados pelo tribunal. Sarkis Darbinyan, sócio-gerente da empresa, explicou que aparentemente os sites foram identificados no agregador de troca criptográfica Bestchange.ru.
Nos últimos anos, sites com conteúdo relacionado a bitcoin e serviços de criptografia foram frequentemente alvos de medidas restritivas na Rússia. Roskomnadzor bloqueou Bestchange.ru mais de uma vez, mas o acesso ao popular site foi restaurado. Em março de 2020, a agência adicionou seis sites de criptografia ao seu registro de fontes de internet proibidas e, em junho deste ano, um tribunal da região de Perm anunciou sua decisão de bloquear vários sites de comércio de criptografia.
Os advogados do Digital Rights Center estão agora preparando queixas oficiais com a intenção de buscar o cancelamento total da decisão judicial. “Aparentemente, os promotores não querem aceitar a realidade de que a lei sobre ativos digitais já foi adotada e o legislador não seguiu o caminho de uma proibição total da criptomoeda, mas apenas limitou as possibilidades de seu uso e a rotatividade do direito civil”, Darbinyan concluiu.