A oferta de Elon Musk para comprar o Twitter provocou indignação nos mundos da tecnologia e das criptomoedas, com alguns vendo isso como uma medida para proteger a liberdade de expressão e outros como um bilionário ganhando o controle da praça pública (administrada pela empresa).
O co-criador da criptomoeda favorita de Elon Musk, Dogecoin , não está entusiasmado com as intenções do CEO da Tesla para o Twitter.
Jackson Palmer tuitou:
“É preciso uma ginástica mental bastante impressionante para associar qualquer tipo de ‘liberdade’ ao homem mais rico do mundo iniciando uma aquisição hostil e forçando uma das maiores plataformas públicas de mídia social privada”
Musk é um dos apoiadores mais expressivos do Dogecoin desde abril de 2019, com seus tweets influenciando o preço da criptomoeda muitas vezes. Em 8 de maio de 2021, o Dogecoin atingiu uma alta histórica de US$ 0,73, no mesmo dia em que Musk encabeçou o “Saturday Night Live”. (Em seguida, despencou durante a noite para US$ 0,43.)
Mas, dados os esforços de Elon Musk para aumentar o preço do Dogecoin, é notável que um dos desenvolvedores da criptomoeda se oponha à sua proposta de tornar o Twitter privado – o que não é surpreendente, dada a crítica de longa data de Palmer à criptomoeda e seus apoiadores.
“Depois de anos estudando isso, acredito que a criptomoeda é uma tecnologia inerentemente de direita e hipercapitalista, construída principalmente para ampliar a riqueza de seus proponentes por meio de uma combinação de evasão fiscal, supervisão regulatória diminuída e escassez artificialmente imposta”.