O Digital Currency Group (DCG) anunciou o fechamento de sua divisão de gerenciamento de ativos, a HQ Digital. A empresa é uma subsidiária da DCG e foi formada em 2022.
O anúncio caiu como uma bomba dentro do mercado cripto, dando asas a novos temores na indústria, uma vez que, somente no mês de dezembro do ano passado, a empresa administrou ao todo US$ 3,5 bilhões em ativos. O ano passado foi difícil para o setor que viu vários colapsos de empresas importantes, ocasionando um abalo forte no mercado cripto.
Conforme o memorando obtido pelo The Information, o motivo do fechamento da subsidiária é por causa do “ambiente econômico geral e ao inverno criptográfico em andamento, que está criando ventos contrários significativos para o setor”. No entanto, o documento destaca que o projeto pode ser revisitado futuramente pela empresa.
Crise DCG
A maioria dos participantes do mercado provavelmente ouviu falar sobre os problemas que a DCG enfrentou após a quebra da FTX e de várias outras empresas. A crise de liquidez levou à insolvência de uma de suas subsidiárias, a Genesis.
Depois que os problemas da Genesis se tornaram públicos, os analistas levantaram uma questão importante: o que vai acontecer com outras subsidiárias da DCG, incluindo a Grayscale, que detém enormes quantidades de Bitcoin que seriam liquidadas se a empresa fosse tão ilíquida quanto a Genesis?
Vale lembrar que, esta semana, o CEO interino da Genesis, Derar Islim, pediu paciência aos seus clientes em um comunicado em que cita um 2022 “muito turbulento” ao tratar sobre a situação da empresa.
A subsidiária do Digital Currency Group garantiu aos seus clientes no documento que está se esforçando para tentar resolver os problemas nos negócios de empréstimos da empresa.