A data para o lançamento da atualização de Xangai foi marcada: 12 de abril de 2023. Em seu Twitter, o principal desenvolvedor do Ethereum (ETH), Tim Beiko, compartilhou a informação do lançamento em 12 de abril.
Conforme o desenvolvedor, a ativação de da atualização está programada para a época 6209536 na camada de execução. A ação deverá acontecer por volta das 22h27min35s UTC.
6209536 4/12/2023, 10:27:35 PM UTC
— timbeiko.eth (@TimBeiko) March 16, 2023
A priori, o hard fork ‘Xangai’ foi programado para ser lançado pelos desenvolvedores em março. A novidade possibilitará aos usuários que seja retirada ether apostado com validadores de rede.
Em seu projeto, o também chamado de “Ethereum Improvement Proposal (EIP) 4895“, explica que ao introduzir “uma “operação” no nível do sistema para dar suporte às retiradas do validador que são “empurradas” da cadeia de sinalizadores para o EVM. Essas operações criam aumentos de saldo incondicionais para os destinatários especificados”.
“Este EIP fornece uma maneira para que as retiradas do validador feitas na cadeia de beacons entrem no EVM. A arquitetura é baseada em “push”, em vez de “pull”, onde as retiradas precisam ser processadas na camada de execução assim que são retiradas da fila da camada de consenso”.
Vale lembrar que, em 14 de março, a Ethereum Foundation anunciou que os desenvolvedores da plataforma estão lançando a atualização Shanghai-Capella, também conhecida como Shapella, na rede de teste Goerli. O teste final acontecerá em um esforço para preparar a rede principal para o lançamento, previsto para abril deste ano.
A atualização visou incluir o Ethereum Improvement Proposal (EIP) 4895, que permitirá retiradas de staking do validador na rede principal. Esse recurso foi desativado durante a mudança do Ethereum para um consenso de prova de participação em setembro de 2022, a fim de garantir uma transição segura.
Em 10 de fevereiro, Beiko anunciou o agendamento da atualização do Sepolia Shapella. Conforme destacou o desenvolvedor, o Sepolia é o primeiro dos testnets públicos de longa data foi programado para ser atualizado em 28 de fevereiro.