Dados revelados recentemente sugeriram que um dos maiores pools de mineração da maior criptomoeda do mercado, o Bitcoin (BTC), supostamente censurou transações sancionadas pela Agência de Controle de Ativos Estrangeiros dos EUA (OFAC).
Conforme um relatório divulgado pelo pseudônimo 0xB10C , que é um desenvolvedor de BTC e dono do miningpool-observer, revelou alguns dados sugerindo que o F2Pool, o terceiro maior pool de mineração de Bitcoin, censurou transações sancionadas pelo OFAC.
De acordo com o ranking mempool.space, o F2Pool ocupa a terceira posição entre os maiores pools de mineração de Bitcoin, sendo responsável por uma porcentagem de 13,7% de todos os blocos que foram minerados nos últimos 12 meses.
De acordo com o relatório: “Em setembro e outubro de 2023, o feed RSS da minha instância do miningpool-observer relatou seis blocos faltando em uma transação sancionada pelo OFAC. Um bloco foi minerado pelo pool de mineração ViaBTC, outro pelo pool Foundry USA e quatro pela F2Pool”.
Os dados ainda destacaram em sua conclusão que as “transações sancionadas ausentes nos blocos da ViaBTC e Foundry são provavelmente falsos positivos e não o resultado de filtragem. As transações que faltam nos blocos do F2Pool são, no entanto, provavelmente filtradas”.
Como minerar bitcoin (BTC) em 2023?
A mineração de Bitcoin é um processo complexo que requer hardware especializado e eletricidade suficiente para executar os cálculos necessários. No entanto, a mineração ainda é uma das maneiras mais populares de adquirir bitcoins.
As analogias envolvendo a criptomoeda bitcoins e ouro dificilmente saem do lugar, considerando que ambos os recursos são limitados e constituem sonhos e ambições concorrentes de muitos. A mineração de um único bitcoin pode roubar um de milhares de dólares em um único ano – se esse usuário tiver realmente a sorte de obter esse resultado.
Além da sorte, os mineradores em potencial precisarão entender que as demandas atuais de mineração de Bitcoin são uma besta completamente diferente do que essa atividade exigia em seu lançamento em 2009. Naquela época, era possível extrair Bitcoin usando um computador pessoal. Agora, com mais e mais mineiros entrando na corrida por bitcoins e o mercado ficando amplamente saturado, apenas aqueles prontos para investimentos iniciais substanciais podem esperar recompensas apenas por descer em um poço de mineração de bitcoins.