Há um alta probabilidade de uma recessão no próximo ano nos EUA desde a década de 80. A plataforma de monitoramento financeiro Game of Trades compartilhados, em 12 de julho, compartilhou os dados sobre a recessão baseados no spread de prazo de 10 anos/3 meses.
De acordo com a análise da plataforma, a probabilidade de recessão está em seu nível mais alto dos últimos 40 anos, aproximadamente.
Em seu Twitter, a plataforma compartilhou um gráfico sobre probabilidade de recessão nos EUA prevista pela curva de rendimento 12 meses e escreveu: “Aviso: a probabilidade de uma recessão está em seu nível mais alto desde o início dos anos 1980”.
Warning: The probability of a recession is at its highest level since the early 1980s pic.twitter.com/1XmuWtjmdW
— Game of Trades (@GameofTrades_) July 12, 2023
Vale lembrar que, Mike McGlone, macroestrategista sênior da Bloomberg, recentemente sinalizou que o Bitcoin poderia cair para US$ 20.000 com recessão nos EUA, apesar dos recentes avanços na adoção institucional, como o pedido da BlackRock para um ETF de Bitcoin.
O relatório mensal de McGlone, compartilhado na última sexta-feira, apontou para desafios em potencial à frente para a criptomoeda. Fatores como um possível mercado de ações em baixa e o escrutínio dos bancos centrais podem colocar a trajetória de alta do Bitcoin em risco. Ele reforçou que mesmo o lançamento de ETFs de Bitcoin nos EUA não protegerá a moeda digital contra esses riscos.
No momento da publicação, o preço do Bitcoin estava cotado em US$ 30.572,45 em baixa de 0.5% nas últimas 24 horas.
Dados de inflação nos EUA
O ritmo de inflação nos EUA, divulgado recentemente pelo Bureau of Labor Statistics, nos traz uma visão interessante. Em junho, o Índice de Preços ao Consumidor (CPI) demonstrou um aumento de 0,2% em relação ao mês anterior e 3% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Esses números, apesar de apresentarem uma ligeira aceleração em relação ao aumento de 0,1% em maio, representam uma desaceleração quando comparados ao crescimento anual de 4% observado anteriormente.
Os dados, por si só, são um pouco mais encorajadores do que os economistas esperavam, que previam um aumento mensal de 0,3% e anual de 3,1%, segundo a Bloomberg. Mas aqui é onde a história fica realmente interessante, especialmente para nós, que estamos de olho no mercado de criptomoedas.