O CEO da Binance, Changpeng Zhao (CZ), negou que a exchange tenha uma crise de liquidez e afirmou que a sua empresa mantém os ativos dos clientes garantidos um a um.
CZ destacou que a maior exchange de criptomoedas do mundo não tem uma crise de liquidez e está cobrindo as retiradas dos usuários conforme eles entram, em entrevista com Aaron Sorkin, da CNBC Squawk Box.
“As pessoas podem sacar 100% dos ativos que possuem na Binance. Não teremos problemas em nenhum dia. Portanto, 100% dos usuários retiram 100% dos ativos, estaríamos bem”, disse.
Ao analisar os modelos de negócios entre exchange de criptomoedas e o modelo de negócios tradicional usado pelos bancos, o CEO da Binance ressaltou que eles são muito diferentes pois o segundo depende de reservas fracionárias.
Para CZ, não “está certo” o pensamento dos profissionais e reguladores financeiros tradicionais que acreditam que as bolsas também podem funcionar com reservas fracionárias.
“No cripto, não há nenhum banco central imprimindo dinheiro para resgatar os bancos quando há uma crise de liquidez. Portanto, as empresas de cripto precisam manter os ativos do usuário individualmente e é isso que fazemos. É muito simples”.
Vale lembrar que, recentemente, o provedor de análise de blockchain CryptoQuant divulgou um relatório analisando a auditoria de prova de reservas da Binance. O CryptoQuant apoiou as descobertas da empresa de auditoria Mazars, afirmando que os passivos relatados pela Binance estão muito próximos de sua estimativa de 99%.
Em 7 de dezembro, após uma verificação de prova de reservas e prova de responsabilidades, uma auditoria da Mazars revelou que as reservas de bitcoin da Binance são totalmente garantidas. De acordo com a apuração, a exchange cripto tem 101% de garantia.