As iniciativas cripto, de acordo com CZ, devem aprender a interagir com sua comunidade em todos os momentos, especialmente em tempos de crise.
Após o colapso das moedas LUNA e UST da TerraForm Labs, Changpeng Zhao (CZ), CEO da Binance, a maior exchange de criptomoedas por volume de negociação, se manifestou para compartilhar algumas lições de criptomoedas. Ele escreveu em seu blog que a situação da UST/LUNA era lamentável e impactou muitas pessoas . Embora afirmando que a Binance se esforça para proteger seus usuários, ele admitiu que a exchange carecia de grandes soluções além das fornecidas pela comunidade, todas com falhas próprias. A Binance se ofereceu para permitir que o TerraForm Labs se concentrasse primeiro em compensar os investidores de varejo. No entanto, ele observou que a morte de Terra ensinou muito ao setor de criptomoedas.
O CEO da Binance disse:
“Teoricamente falando, quando você atrela a um ativo usando um ativo diferente como garantia, sempre haverá uma chance de subcolateralização ou despegamento. Mesmo que seja 10x mais garantido, o ativo colateral pode falhar mais de 10x. Nada é 100% estável (em relação a outra coisa) neste mundo.”
Ele continuou dizendo que o pior julgamento que um projeto pode fazer é acreditar que cunhar mais de um ativo aumentará todo o seu valor. CZ enfatizou que cunhar mais LUNA só agravaria o problema porque diluiria o valor dos detentores de tokens existentes.
CZ se opôs ao uso de incentivos excessivamente agressivos, além de cunhar LUNA extra. Ele citou o exemplo do Anchor Protocol, que oferecia um rendimento percentual anual de 20% para estimular a expansão inorgânica. Os incentivos, segundo CZ, podem atrair investidores . No entanto, para manter suas bases de usuários, os projetos devem gerar valor. CZ continuou dizendo que, embora o Terra tenha um ecossistema com alguns casos de uso, o crescimento da rede não acompanhou o ritmo em que ofereceu incentivos a novos usuários. A equipe do Terra , de acordo com CZ, demorou a responder à remoção da UST. Ele continuou dizendo que a empresa demorou a usar suas reservas para restaurar a paridade. O TerraForm Labs poderia ter evitado todo o problema, de acordo com o CEO da Binance, se tivesse usado suas reservas enquanto o de-peg estava em 5%.
De acordo com CZ, usar US$ 3 bilhões em reservas para recuperar a paridade da UST após o colapso da stablecoin em mais de 99% não foi uma boa ideia. Sobre este tópico, ele deu sua segunda lição, enfatizando a necessidade de projetos de criptomoedas serem responsivos em suas operações. CZ também afirmou que os projetos devem sempre se comunicar com suas comunidades, principalmente em tempos de dificuldade. Embora CZ tenha expressado sentimentos mistos em relação às ambições de renascimento da Terra, ele prometeu que a Binance apoiaria a decisão da comunidade.