Quem é Cynthia Lummis?
Cynthia Lummis, nascida, criada e educada no Wyoming, é uma figura proeminente no cenário político dos Estados Unidos, conhecida por sua liderança no Congresso e seu compromisso com as criptomoedas. Graduada em dois diplomas pela Universidade de Wyoming, ela ingressou na vida pública em 1979, ascendendo a cargos na Câmara dos Representantes do Wyoming, no Senado estadual e atuando como tesoureira. Membro do Partido Republicano, Lummis representou seu estado na Câmara dos Representantes dos EUA de 2009 a 2017, antes de se candidatar ao Senado dos EUA. Em 2021, ela se tornou uma das duas senadoras do Wyoming, sendo a primeira mulher a representar o estado no Senado.
No Senado, Lummis se destacou por seu forte apoio à adoção de criptomoedas nos Estados Unidos. Ela desempenhou um papel fundamental na criação do Senado Financial Innovation Caucus em 2021 e na promoção de projetos de lei destinados a esclarecer a definição de corretor na lei de infraestrutura do presidente Joe Biden. Seu atual mandato no Senado dos EUA está programado para terminar em 2027.
Realizações de Lummis em 2022:
No ano de 2022, Cynthia Lummis e a senadora Kirsten Gillibrand coapresentaram a Lei de Inovação Financeira Responsável. Esse projeto de lei visa abordar as jurisdições da Commodity Futures Trading Commission e da Securities and Exchange Commission, além de regulamentar questões relacionadas a stablecoins, serviços bancários, tratamento fiscal de ativos digitais e coordenação interagências. Apesar do amplo apoio no Congresso, o projeto não avançou além do comitê e não foi submetido a votação.
No decorrer de 2022, muitos legisladores estiveram sob escrutínio, devido ao debate sobre a proibição de funcionários eleitos investirem em ações ou criptomoedas. Lummis, que já havia divulgado investimentos em Bitcoin, reafirmou sua confiança na utilização de criptomoedas como parte dos fundos de aposentadoria, mesmo após a volatilidade do mercado.
O que esperar de Lummis em 2023:
A senadora do Wyoming provavelmente permanecerá no cargo até o final de seu mandato no Senado dos EUA em janeiro de 2027. Ela é membro do Comitê Bancário do Senado, sob a liderança do presidente Sherrod Brown, que defende a proibição total das criptomoedas e frequentemente associa ativos digitais a atividades criminosas, como cibercriminalidade, tráfico de drogas, tráfico de seres humanos e financiamento do terrorismo.
No cenário de 2023, as empresas de criptomoedas nos Estados Unidos provavelmente enfrentarão um maior escrutínio, à medida que os legisladores e as agências reguladoras continuam a explorar questões relacionadas ao colapso da bolsa FTX e intensificam a fiscalização. O Senado pode ter a oportunidade de revisar a Lei de Inovação Financeira Responsável de Lummis ou legislação alternativa promovida por outros legisladores no 118º Congresso. Cynthia Lummis continuará a desempenhar um papel significativo no debate em curso sobre o futuro das criptomoedas nos Estados Unidos.