A internet foi uma tecnologia única em uma geração, oferecendo oportunidades que o mainstream certamente não foi capaz de reconhecer no início. Desde então, tornou-se uma parte inseparável da vida diária de muitos. Pode-se dizer que blockchain e criptomoedas são como a internet de 30 anos atrás, e o que está por vir mudará o mundo de forma ainda mais disruptiva.
Pode ser que muitos não se lembrem dos estágios iniciais da internet. No início dos anos 90, Tim Berners Lee e seus colegas do CERN desenvolveram HTML e URL. A World Wide Web então decolou para valer em 1995, quando o Microsoft Windows 95, Amazon, Yahoo e EBay foram lançados.
Pode-se muito bem argumentar que a criptomoeda está no mesmo ponto de desenvolvimento agora que a internet estava em 1995. Todos nós sabemos o que aconteceu com a internet depois desse ponto e como as empresas mencionadas, assim como muitas outras, cresceram para se tornarem os gigantes que são hoje.
Em um artigo publicado hoje na CNBC, Ric Edelman, fundador da Financial Engines e líder do Digital Asset Council, disse:
“Isso é realmente como a internet de 20 ou 30 anos atrás. Temos que reconhecer que isso só acontece uma vez em uma geração. E a tecnologia inovadora está permitindo que as empresas operem mais rápido, mais barato, com maior transparência, maior segurança, e é por isso que as empresas estão caindo sobre si mesmas com o desenvolvimento da tecnologia blockchain.”
Pode-se dizer que, se essa afirmação for verdadeira, pode-se perguntar por que governos, autoridades reguladoras e bancos estão tão ansiosos para manchar as tecnologias.
Da mesma forma, a internet foi ridicularizada por muitos nos primeiros dias. Como as novas tecnologias ao longo da história, muitas, se não todas as novas tecnologias extremamente disruptivas, passam por sua fase de riso até que o centavo caia.
Parece que os governos e os do sistema financeiro legado certamente não estão rindo agora. Essa fase definitivamente passou, já que a criptomoeda se tornou um ativo de valor de 2 trilhões de dólares, e muitos esperam superar o valor de mercado do ouro nos próximos anos.
Edelman comentou sobre como ele achava que a criptomoeda experimentaria o mesmo rápido crescimento da internet:
“Agora temos o benefício da experiência. Sabemos como a internet explodiu em crescimento na década de 1990. É aí que estamos hoje – incrivelmente cedo para os investidores que estão reconhecendo as oportunidades que não existirão daqui a 10 ou 15 anos como existem hoje.”
Há muitos obstáculos ainda a serem superados, mas o velho ditado de que você não pode parar o progresso é tão verdadeiro hoje como sempre foi. Os governos vão lançar suas moedas digitais do banco central, mas são apenas mais do mesmo sistema fiduciário em colapso que temos agora.
Sim, eles serão de grande utilidade para os governos no controle da oferta monetária (e da população), mas espera-se que a transparência, a segurança e a liberdade de gastar seu dinheiro como você quiser vencerão no final.
Não se trata apenas de finanças, existem muitos setores diversos que se beneficiarão da revolução das criptomoedas. Já vimos muitas vantagens, mas espera-se que nos próximos dez anos blockchain e criptomoeda se tornem ainda mais disruptivos do que a internet é hoje