Parece que a visão sobre as criptomoedas do Ministério Econômico e Financeiro do Reino Unido (HM Treasury) é diferente do Comitê do Tesouro da Câmara dos Comuns. O Ministério discordou sobre as propostas para regulamentar as criptomoedas como jogos de azar.
Em maio, o Comitê do Tesouro do Reino Unido solicitou que os criptoativos sem lastro fossem regulamentados como jogos de azar pois, para a entidade, eles se parecem “mais a jogos de azar do que a um serviço financeiro”.
No entanto, ao responder sobre o assunto, em 20 de julho, o Ministro de Serviços Financeiros da Grã-Bretanha, Andrew Griffith, afirmou que o Tesouro “discorda firmemente” com a recomendação.
“[Tratar criptos como uma forma de jogo] seria totalmente contrário às recomendações globalmente aceitas de organizações internacionais e órgãos de definição de padrões, incluindo a Organização Internacional de Comissões de Valores Mobiliários e o Conselho de Estabilidade Financeira do G20”, destacou.
Griffith ainda ressaltou que um sistema de regulamentação para jogos de azar pode registrar erros em ‘aliviar’ muitos riscos críticos.
“Uma estrutura regulatória de serviços financeiros é mais apropriada para abordar os riscos de criptoativos sem lastro e criar as condições para uma inovação segura”.
Vale lembrar que, em janeiro, o membro do conselho executivo do Banco Central Europeu (BCE), Fabio Panetta, afirmou que o mercado de criptomoedas precisa de uma regulamentação e equiparou o investimento em ativos digitais a jogos de azar ao observar que eles não são “economicamente úteis”.