O mercado de criptomoedas sofreu vários contratempos significativos durante 2022, mas alguns de seus ativos tiveram um desempenho melhor do que outros, principalmente em termos de retornos por mês, revelou um novo relatório anual. Continue a leitura e saiba quais são as Criptomoedas com maior valorização em 2022 com retornos de investimentos.
Quais as criptomoedas com maior valorização em 2022, com retornos de investimentos?
1. Tron
Tron se encontra em primeiro lugar na nossa lista das 10 melhores criptos com maior valorização em 2022 pois obteve os melhores resultados em meados de maio, quando seus retornos aumentaram 33%, e em março com +19%. Janeiro e junho dividem a posição de piores meses para o TRX, registrando perdas de 22%.
Tron é um projeto baseado em blockchain que foi lançado em 2017. Era único na época, pois não procurava anunciar nenhuma cripto ou melhorias relacionadas ao design de rede, além disso, é uma plataforma blockchain de código aberto que pode executar contratos inteligentes e ser usada para criar aplicativos descentralizados (dApps). É semelhante em funcionalidade ao Ethereum e até começou como um token construído no Ethereum até mudar para seu próprio blockchain.
2. Monero
Na segunda posição das 10 melhores criptos com retornos de investimentos em 2022 temos a criptomoeda XMR e seu mês de maior sucesso foi julho, com ganhos de 41%, seguido por março com +31%. Em junho seguiu seu mês de menor sucesso com os mesmos 41% de julho, porém negativos. Janeiro também foi fraco pra o XMR, com perdas de 35%.
Monero é uma moeda de privacidade que se concentra em fornecer anonimato total para seus usuários. Todo usuário no Monero é anônimo por padrão e toda transação é privada, o que também significa que as transações não podem ser rastreadas, além disso é uma criptomoeda de código aberto, construída em uma blockchain de prova de trabalho (PoW). O blockchain Monero emprega várias técnicas para ocultar os detalhes da transação e incentivar o anonimato.
3. Binance BNB
Em terceiro lugar das 10 melhores criptos com retornos de investimentos em 2022 temos a criptomoeda BNB, emitido pela plataforma de negociação Binance, o BNB teve o melhor desempenho em julho, com um aumento no retorno dos ativos de 33%, bem como +12% em março. Comparado a isso, o token registrou perda de 32% em junho e 26% em janeiro.
A Binance Coin, agora conhecida como moeda BNB, começou como um token padrão ERC-20 construído na blockchain Ethereum. É um token nativo do ecossistema Binance que alimenta o ecossistema BNB Chain. O BNB foi lançado em 2017 por meio de uma oferta inicial de moedas (ICO) como um ativo para os usuários da nova bolsa pagarem menos taxas de negociação. Em um ano, deu a seus primeiros investidores um retorno impressionante de 1.300%. Impulsionada por esse desempenho incrível, a popularidade da Binance Coin aumentou rapidamente para torná-la uma das favoritas no mercado de criptomoedas.
4. Ethereum Classic
A criptomoeda ETC teve um bom desempenho de retorno ao longo do ano de 2022. Ethereum Classic obteve retornos impressionantes de +166% em julho e +66% em março, em oposição à perda de 38% em abril e 36% em junho.
O Ethereum Classic (ETC) é um hard fork do Ethereum (ETH) que foi lançado em julho de 2016. Sua função principal é ser uma rede de smart contract, com a capacidade de hospedar e suportar aplicativos descentralizados (DApps). Seu token nativo é o ETC. Desde seu lançamento, Ethereum Classic busca se diferenciar do próprio Ethereum, com o roteiro técnico das duas redes se distanciando cada vez mais com o passar do tempo. O Ethereum Classic no início buscava preservar a integridade do blockchain já existente do Ethereum.
5. Dogecoin
A criptomoeda meme Dogecoin, obteve retornos de +89% em outubro, seu melhor mês, seguido por março com +8%. Comparado a esse desempenho, o pior mês do DOGE foi maio, quando o token registrou perda de 31%, seguido de dezembro e queda de 26%.
O token Dogecoin é baseado no popular meme “doge” da Internet e apresenta um Shiba Inu em seu logotipo. A moeda digital de código aberto foi criada por Billy Markus de Portland, Oregon e Jackson Palmer de Sydney, Austrália, e foi derivada da Litecoin em dezembro de 2013. Os criadores da Dogecoin a imaginaram como uma criptomoeda divertida e despreocupada que teria maior apelo além o público principal do Bitcoin, já que foi baseado em um meme de cachorro. O CEO da Tesla, Elon Musk, postou vários tweets nas mídias sociais de que Dogecoin é sua moeda favorita, fazendo com que a moeda se trona-se o que é hoje.
6. Litecoin
A criptomoeda Litecoin, obteve retornos de +38% em novembro, que foi seu melhor mês, seguido por março com +16%. Comparado a esse desempenho, o pior mês do LTC foi maio, quando o token registrou perda de 28%, seguido de janeiro quando teve uma queda de 26%.
Litecoin é uma moeda digital descentralizada e um dos primeiros projetos de altcoin-fork baseados em Bitcoin. O Litecoin é executado em um blockchain público sem autoridade central no comando, semelhante ao Bitcoin. Como um fork do código-fonte Bitcoin, oferece transações mais rápidas com taxas mais baixas do que o blockchain número um. A Litecoin foi fundada em 2011 pelo ex-cientista da computação do Google e diretor de engenharia da Coinbase, Charlie Lee.
7. Ripple
O token XRP teve seu mês de maior sucesso em setembro, com ganhos de 48%, seguido por julho com +18%, já em fevereiro obteve ganhos de +16%. Em maio o XRP viu seu mês de menor sucesso com 29% negativos. Janeiro também foi fraco para o XRP, com perdas de 27%.
XRP é a criptomoeda nativa da Ripple, um sistema de pagamento em criptomoedas criado pela Ripple Labs Inc. XRP é seu “ativo digital construído para pagamentos globais,“ o que implica que a Ripple planeja rivalizar com as transferências de dinheiro geralmente conduzidas pelo sistema bancário. XRP permite que os usuários enviem dinheiro a um custo muito baixo, buscando atrair o interesse de clientes de varejo e bancos. Uma proposta de valor importante da Ripple são seus minúsculos custos de transação, enquanto oferece uma finalidade de transação de menos de cinco segundos.
8. Bitcoin SV
Dentre as 10 melhores criptos com retornos de investimentos em 2022 a criptomoeda BSV, obteve retornos de +14% em julho, que foi seu melhor mês, seguido por março com +12%. Comparado a esse desempenho, o pior mês do BSV foi em janeiro, quando o token registrou perdas de 25%, seguido de maio com queda de 21%.
O Bitcoin SV (BSV) surgiu após um hard fork da blockchain Bitcoin Cash (BCH) em 2018, que por sua vez se bifurcou da blockchain BTC um ano antes. O objetivo do Bitcoin SV é cumprir a visão original do protocolo e design do Bitcoin, conforme descrito no white paper de Satoshi Nakamoto, no software cliente Bitcoin antigo e nos escritos conhecidos de Satoshi. O BSV visa oferecer escalabilidade e estabilidade de acordo com a descrição original do Bitcoin como um sistema de caixa eletrônico peer-to-peer, bem como fornecer uma rede de dados distribuída que pode suportar aplicativos blockchain avançados de nível empresarial.
9. Bitcoin
O Bitcoin obteve retornos de +22% em julho, que foi seu melhor mês, seguido por março com +9%. Comparado a esse desempenho, o pior mês do BTC foi em junho, quando o token registrou perdas de 37%, seguido de novembro com queda de 20%.
Bitcoin é uma criptomoeda descentralizada originalmente descrita em um whitepaper de 2008 por uma pessoa, ou grupo de pessoas, usando o pseudônimo de Satoshi Nakamoto . Foi lançado logo depois, em janeiro de 2009. Bitcoin é uma moeda online peer-to-peer, o que significa que todas as transações acontecem diretamente entre participantes iguais e independentes da rede, sem a necessidade de qualquer intermediário para permitir ou facilitar. O Bitcoin foi criado, segundo as próprias palavras de Nakamoto, para permitir que “pagamentos online sejam enviados diretamente de uma parte para outra sem passar por uma instituição financeira”.
10. Ethereum
Por fim, entre as 10 melhores criptos com retornos de investimentos em 2022 temos o Ethereum que obteve retornos de +63% em julho, que por sinal foi seu melhor mês em 2022, seguido por outubro com +20%. Comparado a esse desempenho, o pior mês do ETH foi em junho, quando o token registrou perdas de 44%, seguido de janeiro com queda de 29%.
Ethereum é um sistema blockchain de código aberto descentralizado que possui sua própria criptomoeda, Ether. A ETH funciona como uma plataforma para inúmeras outras criptomoedas, bem como para a execução de contratos inteligentes descentralizados. O Ethereum foi descrito pela primeira vez em um whitepaper de 2013 por Vitalik Buterin. Buterin, junto com outros cofundadores, garantiu financiamento para o projeto em uma venda pública online no verão de 2014.
Conclusão: Criptomoedas com maior valorização em 2022
As criptomoedas provaram ser ótimos investimentos ao longo dos anos, apesar dos muitos altos e baixos do mercado. Muitas criptomoedas têm grande potencial e permitiram que seus investidores obtivessem retornos em 2022, mesmo sendo um ano difícil para o mercado de criptomoedas. Como vimos, Tron e Monero obtiveram os melhores resultados entre as 10 melhores criptos com retornos de investimentos em 2022. Os projetos mencionados acima são fundamentalmente fortes e, por isso, são os projetos de criptomoeda de melhor desempenho de 2022.
O nosso objetivo é fornecer a você todas as informações importantes que pudermos obter sobre o mercado cripto, porém você leitor deve fazer suas próprias pesquisas antes de tomar qualquer ação relacionada ao mercado de criptomoedas e assumir total responsabilidade por suas decisões. Este artigo criptomoedas com maior valorização em 2022 não pode ser considerado um conselho de investimento.