O gráfico de preços do XRP parece pronto para produzir a primeira “cruz da morte” em cinco meses, um sinal que os analistas consideram um indicador de mercado em baixa.
Espera-se que a média móvel simples de 50 dias (SMA) do preço de XRP cruze abaixo do SMA de 200 dias nos próximos dois dias, confirmando a chamada linha de morte de baixa. Embora em teoria o padrão implique uma liquidação mais profunda, os dados históricos sugerem o contrário.
As ocorrências anteriores observadas no início de fevereiro deste ano, março de 2020, agosto de 2019, abril de 2018, janeiro de 2017 e maio de 2016 marcaram fundos de preços principais ou provisórios. Um em maio de 2014 trouxe pressão de venda imediata ao mercado.
O registro sombrio do Death Cross como um indicador confiável dificilmente é surpreendente, já que os estudos de média móvel são baseados em dados retrospectivos. Em outras palavras, os cruzamentos mortais são o resultado de uma venda prolongada e têm poderes preditivos limitados. Na maioria das vezes, o mercado está sobrevendido no momento em que o crossover acontece.
Os cruzamentos de baixa anteriores (acima à esquerda) foram acompanhados por uma sobre-venda, ou abaixo de-30, leitura do índice de força relativa (RSI).
Desta vez, no entanto, o RSI é tendencioso para baixa. Portanto, a possibilidade da cruz da morte convidar a vendas mais fortes com base nos gráficos não pode ser descartada.
O suporte imediato está na baixa de 22 de junho de $ 0,51, seguido por $ 0,43, que é a retração de Fibonacci de 61,8% da corrida de alta de dezembro a abril. A alta de 29 de junho de $ 0,73 é o nível a ser batido para os touros.