Do Kwon parece que ainda não está pronto para desistir do projeto Terra (LUNA). Em seu anúncio recente, Kwon anunciou planos de mudar o foco na stablecoin (UST) TerraUSD para promover o desenvolvimento dentro do ecossistema geral de desenvolvimento da Terra.
“Vale a pena preservar o ecossistema Terra e sua comunidade”, escreveu Kwon, acrescentando que “Terra custa mais do que $ UST”.
O novo plano para salvar o projeto Terra pode fazer com que a blockchain seja dividido em duas cadeias, Terra e Terra Classic. Essas cadeias hospedarão as criptomoedas Luna (LUNA) e Luna Classic (LUNC), respectivamente. Apenas a cadeia clássica terá a stablecoin algorítmica TerraUSD.
O plano também lançará novos tokens LUNA para participantes e detentores de LUNC, bem como para detentores de UST residuais e desenvolvedores de aplicativos essenciais. A Terra será uma rede de propriedade da comunidade devido ao fato de que o Terraform Labs não será incluído nos lançamentos aéreos.
Com base na própria proposta , uma votação de governança será realizada em 18 de maio. Se for bem-sucedida, a nova rede poderá ser lançada até 27 de maio.
Embora não haja dados sobre quantas partes interessadas apóiam a proposta, os comentários sugerem que muitos são críticos do plano e que a maioria apoia um plano anterior envolvendo uma queima de token.
Kwon comparou o fracasso do TerraUSD ao hack DAO do Ethereum, chamando a oportunidade de “chance de renascer das cinzas”. Esse hack também levou o Ethereum a se dividir no Ethereum Classic em 2016.
Várias ações para proteger o valor da moeda foram tomadas nesse meio tempo. Em 9 de maio, a Luna Foundation Guard anunciou que implantaria US$ 1,5 bilhão para preservar o valor da stablecoin.
O projeto anunciou planos de emergência em 12 de maio , que envolveram queima de moedas. Kwon anunciou outros planos para reviver a rede na sexta-feira, 13 de maio, que envolvia a emissão de novos tokens.
Hoje cedo, a Luna Foundation Guard anunciou planos para compensar os usuários do UST, pagando primeiro aos menores detentores. O grupo ainda está explorando métodos de compensação.
Embora nem todos os planos acima tenham sido totalmente implementados, aqueles que foram realizados não conseguiram aumentar o preço da stablecoin. Atualmente, o UST vale apenas US $ 0,10.