A criptomoeda Monero (XMR) está apresentando uma forte queda superior a 8% nas últimas 24 horas. A queda acontece em meio à retração do mercado mais amplo e após a Kraken, uma das principais exchanges de criptomoedas, anunciar a retirada do token XMR da lista da plataforma na Europa.
Em um comunicado oficial divulgado, em 2 de outubro, a Kraken, anunciou que irá realizar a remoção do token Monero da sua lista para clientes na Área Econômica Europeia (AEE), destacando as mudanças regulatórias para justificar a medida.
A Kraken destacou em seu comunicado que faz análises recorrentes sobre os tokens listados para determinar o impacto das mudanças regulatórias em suas ofertas.
“Após consideração cuidadosa e exploração de todas as alternativas viáveis, concluímos que não temos escolha a não ser retirar o Monero (XMR) da Lista do Espaço Econômico Europeu (EEE) devido a mudanças regulatórias. Não tomamos essa decisão levianamente e continuamos comprometidos em oferecer aos nossos clientes europeus uma experiência de negociação excepcional”, escreveu.
Em 31 de outubro de 2024 às 15:00 PM UTC, a plataforma vai interromper as negociações e depósitos de todos os mercados XMR (XMR/USD, XMR/EUR, XMR/BTC, XMR/USDT) para clientes registrados no EEE. De acordo com a empresa, quaisquer ordens XMR abertas também serão fechadas automaticamente neste momento.
Os clientes da Kraken poderão sacar XMR na plataforma até 31 de dezembro de 2024. “31 de dezembro de 2024 às 15:00 PM UTC é o prazo final para sacar XMR. Quaisquer clientes que ainda tiverem saldo de XMR após esta data terão seu XMR convertido automaticamente para BTC pela Kraken na taxa de mercado vigente. Até 6 de janeiro de 2025, às 23h59 UTC , distribuiremos o XMR convertido como BTC de volta a todos os clientes que possuíam XMR no prazo de retirada”.
A notícia impulsionou a queda de preços da criptomoeda Monero. No momento da publicação, o preço do Monero estava cotado em US$ 140,30 com alta de 8.1% nas últimas 24 horas.