O financiamento descentrilizado (DeFi) está dominando o mercado de criptomoedas – com uma capitalização de mercado de US $ 115 bilhões e valor total bloqueado (TLV) de quase US $ 139 bilhões, em 8 de setembro de 2021, de acordo com a CoinGecko . O jogo Blockchain é um beneficiário do crescimento do DeFi, agregando valor a uma das indústrias mais envolventes.
O DeFi pode compensar os jogadores com tokens de jogos e outras formas de recompensas, incluindo tokens não fungíveis (NFTs) e cripto-colecionáveis.
A criptomoeda de jogos é um novo driver no setor DeFi? Saiba mais sobre jogos de criptomoeda, jogue para ganhar e como ganhar criptografia jogando.
Jogue para ganhar: perspectiva de jogo em blockchain
De acordo com o relatório da Investgame , a indústria de jogos está experimentando o aumento dos jogos de criptomoeda movidos a blockchain. No primeiro semestre de 2021, as empresas de jogos de criptografia fecharam 24 negócios (duas vezes mais do que em todo o ano de 2020) no valor de mais de US $ 476 milhões.
Em geral, a indústria de videogames está passando por um período de crescimento impressionante, impulsionado por bloqueios causados por uma pandemia, que forçaram as pessoas a encontrar novas maneiras de passar o tempo em casa. Em 2020, o mercado global de jogos foi avaliado em US $ 173,70 bilhões e tem previsão de atingir US $ 314,40 bilhões em 2026, registrando uma taxa composta de crescimento anual (CAGR) de 9,64%, de acordo com o relatório do mercado de jogos da Mordor Intelligence .
Mas qual é o maior fator que leva os entusiastas da criptografia a passar horas jogando jogos de criptografia? Não é mais apenas para se divertir. Enquanto jogam, os jogadores criptográficos podem ganhar recompensas, que podem trocar por dinheiro fiduciário e gastar na vida real.
Em jogos criptográficos jogar para ganhar, os usuários ganham controle sobre os ativos do jogo e podem aumentar seu valor ao jogar. Como recompensa pela participação, eles podem ganhar tokens e NFTs.
Um exemplo de projeto de jogo para ganhar bem-sucedido é o Axie Infinity – a receita mensal aumentou de US $ 103 mil em janeiro para US $ 364 milhões em agosto de 2021. O jogo alcançou recentemente um milhão de usuários ativos diários e a receita acumulada ultrapassou US $ 600 milhões.
Jogos NFT: como funciona?
Tokens não fungíveis (NFTs) são coleções digitais exclusivas negociadas no blockchain . Em jogos criptográficos, os NFTs podem representar consumíveis, personagens e qualquer outro ativo negociável. Os usuários podem vender seus NFTs no jogo para seus colegas e ganhar tokens com modelos de jogar para ganhar.
Tudo começou no final de 2017, quando um jogo colecionável movido a blockchain chamado CryptoKitties se tornou um dos primeiros blockbusters de jogos criptográficos. Os jogadores sobrecarregaram o processamento da rede Ethereum, diminuindo o tempo de transação no blockchain.
No jogo, os usuários compram gatinhos de desenho animado e os reproduzem com outros gatos. Dragon, um dos CryptoKitties mais caros, foi vendido por cerca de US $ 170.000 em 2018.
Os jogos NFT evoluíram para oferecer modelos “jogue para ganhar”, além de colecionar animais digitais fofos. Os jogos NFT jogam para ganhar permitem que os usuários gerem receita jogando. Normalmente, quanto mais os usuários jogam, mais tokens eles recebem. Por exemplo, Axie Infinity requer uma compra inicial de três Axies (personagens dentro do jogo, que servem como NFTs). Quando os jogadores têm uma equipe inicial, eles prosseguem completando diferentes desafios para ganhar Smooth Love Potion (SLP), um token ETC-20 negociável listado na bolsa Binance.
O jogo criptográfico como fonte de rendimento: mito ou realidade?
Jogar e ganhar jogos criptográficos tornou-se um fenômeno emergente. Eles ganharam atenção em países em desenvolvimento, onde os jogadores às vezes ganham mais jogando do que com seu emprego normal.
A maioria dos usuários ativos diários (DAUs) do Axie Infinity está nas Filipinas. O jogo ganhou força na Indonésia, Venezuela, Vietnã, Brasil e outros países duramente atingidos pela COVID. Em maio de 2021, PLAY-TO-EARN , um documentário sobre o crescimento do jogo, se tornou viral, aumentando o número de usuários que decidiram experimentá-lo.
O investidor bilionário Mark Cuban, que participou de uma rodada de financiamento de US $ 7,5 milhões para a Sky Mavis, a empresa vietnamita de desenvolvimento de jogos por trás do Axie Infinity, vê o projeto como uma porta de entrada para a criptografia para muitas pessoas ao redor do mundo.
“Acho que Axie é uma plataforma incrível. É divertido e envolvente. É um jogo que você quer jogar por horas a fio. Adicione a economia Axie e você terá algo especial. Estou animado para fazer parte disso ”, disse Cuban.
Os jogos criptográficos, que começaram como um projeto de nicho para pessoas que vendem produtos online, se transformaram em uma indústria em crescimento que ajuda pessoas de países em desenvolvimento a ganhar dinheiro. No entanto, é uma ameaça se os jovens ou desempregados escolherem jogar para ganhar em vez do trabalho tradicional.
Riscos de jogos criptográficos
Embora os jogos criptográficos ofereçam às pessoas uma forma legítima de ganhar criptografia e sacar dinheiro fiduciário , existem riscos que devem ser bem observados.
Risco de perder NFT
Um medo comum para jogadores de criptografia é perder seus tokens ou NFTs durante o jogo. Existem vários cenários possíveis em que isso pode ocorrer:
- Ao tentar enviá-lo de sua carteira para outra carteira, que não suporta seu tipo de NFT
- Se você foi vítima de um esquema de criptografia de jogos e enviou seu NFT para uma fraude
- Você deu a um contrato inteligente malicioso uma permissão para acessar sua carteira
Para evitar esse risco, certifique-se de compreender os tipos de tokens suportados por sua carteira e certifique-se sempre de enviá-los para um endereço correto. Interaja apenas com contratos inteligentes de projetos respeitáveis e certifique-se de não ser vítima de um golpe.
Volatilidade
Esse risco está em linha com o mercado de criptomoedas, onde quedas não são raras. Se o token de um jogo criptográfico, como Axie’s AXS e SLP, cair de valor, os jogadores podem não ter tempo para reduzir suas perdas. O jogo permite que os usuários sacem a cada 14 dias, o que significa que seus tokens podem ser bloqueados quando você precisar deles.
Regulamento
A transparência e a natureza descentralizada do blockchain significa que terceiros não são obrigados a verificar e aprovar transações. Os operadores de jogos geralmente não são obrigados a cumprir os padrões regulatórios, como AML (anti-lavagem de dinheiro) e KYC (conheça seu cliente). Isso aumenta o risco de fraude.
O futuro dos jogos de criptografia: visão do analista
Os jogos play-to-earn são considerados a mais recente inovação na indústria de jogos blockchain. Comentando sobre o assunto, o analista Mikhail Karkhalev disse:
“O mercado de criptomoedas já passou por vários booms: ICO, DeFi e NFT. A tecnologia Blockchain revolucionou e evoluiu em muitas áreas, mas a indústria de jogos requer atenção especial, pois agora o mercado está próximo do boom da GameFi. GameFi é uma sinergia de ICO, DeFi e NFT no mercado de criptografia – uma mistura explosiva. ”
O analista destaca vários fatores para o crescimento dessa tendência:
- Um público jovem e progressista da indústria de criptografia que adora jogos e adora mídia, como streams e blogs
- O desenvolvimento e crescimento da indústria de jogos em geral, especialmente o ciberesporte
A gamificação sempre foi um método simples e muito eficaz de fornecer informações, aprender coisas novas. Atrair a geração jovem para a indústria de criptografia por meio de jogos, que também geram receita, é um forte impulsionador do crescimento do mercado de criptografia ”, acrescenta Mikhail Karkhalev. “Além disso, dada a competição cada vez maior no mercado de trabalho, o alto desemprego devido à pandemia, a oportunidade de ganhar um dinheiro decente jogando é literalmente um salva-vidas para as pessoas nos países em desenvolvimento. Conseqüentemente, a demanda por esses projetos de jogos continuará a crescer, o que pode ser lucrativo para os investidores em tais projetos.
O analista também admitiu os riscos de investir nesses projetos. Por exemplo, se o mercado de criptografia entrar em colapso e o valor dos tokens ou itens do jogo cair, os usuários do jogo venderão todos os seus ativos em massa para economizar a receita dos jogos. Isso será especialmente pronunciado entre usuários de países pobres e em desenvolvimento.
“O colapso do Bitcoin em 40-50% fará com que o valor desses projetos caia em 70-90% e alguns deles podem até fechar. Além disso, deve-se notar que o público jovem e apostador é muito impulsivo e a maioria deles não tem experiência suficiente em economia. Conseqüentemente, essas vendas podem causar uma crise real no setor da GameFi. Isso pode continuar até que a tendência se torne mais sustentável e se funda com a indústria de jogos como um todo ”, acrescentou Karkhalev.