Uma maneira de representar o custo de troca de valor em uma rede blockchain é por meio da tokenização de ativos , dos quais os ativos podem ser fungíveis ou não fungíveis. Fungível significa que podem ser divididos e trocados por outro. Os tokens não fungíveis ( NFTs ), por outro lado, não podem ser divididos e não existem duplicatas existentes. Em um blockchain como o Ethereum , existem dois padrões populares para a criação de NFTs, ERC-721 e ERC-1155.
O que é o padrão ERC-721?
Criado por William Entriken, Dieter Shirley, Jacob Evans e Natassia Sachs em 2018, o padrão de token não fungível ERC-721 é escrito na linguagem Solidity no blockchain Ethereum e permite que os desenvolvedores tokenizem a propriedade de quaisquer dados arbitrários. Em particular, o padrão visa criar tokens intercambiáveis . Um exemplo de contrato ERC 721 é o da OpenZeppelin , que permite aos desenvolvedores rastrear itens em seus jogos.
Essencialmente, cada token ERC 721 é único e representa um único ativo. Além disso, permite que os desenvolvedores criem um novo ecossistema de tokens no blockchain Ethereum.
Características dos Tokens ERC-721
O padrão ERC-721 se assemelha estruturalmente ao sempre famoso arquiteto de tokens ERC-20. Embora os contratos inteligentes de ambos os tokens tenham funções semelhantes, alguns recursos do ERC-721 são diferentes.
Por exemplo:
- Cada token ERC-721 possui um campo de nome, que indica o nome do token para aplicativos ou contratos externos.
- Ele tem um campo definido de funções que define a propriedade do token subjacente e fornece instruções sobre como transferir essa propriedade.
- Ele tem um campo chamado “tokenOfOwnerByIndex” que permite aos desenvolvedores rastrear tokens por meio de um ID exclusivo.
O que é o padrão ERC-1155?
ERC-1155, um padrão aprimorado além do ERC-721, é outro padrão de token no blockchain Ethereum que facilita a criação de ambos os tipos de tokens, fungíveis e não fungíveis. O objetivo é criar uma interface de contrato inteligente que possa representar os dois tipos. Aqui está o código de token ERC-1155 do OpenZipplin que ajuda a rastrear vários itens em um jogo.
O padrão ERC-1155, em particular, tem a mesma funcionalidade que um token ERC-721 e ERC-20. No entanto, ele melhora a funcionalidade de ambos os padrões e é um padrão mais eficiente em geral. Em termos de benefícios, as transações que usam o padrão ERC-1155 podem ser agrupadas para ajudar a reduzir o custo de tokens de negociação.
Benefícios dos tokens ERC-1155
Transferência efetiva: O padrão ERC-1155 permite que os usuários façam transferências massivas de tokens nativamente em um contrato inteligente. Por exemplo, em um contrato inteligente com uma série de tokens fungíveis ou não fungíveis, um desenvolvedor pode escolher transferir vários tokens na mesma operação. Isso não apenas reduz o custo de transação, mas também minimiza o impacto na rede.
Múltiplos tokens em um único contrato: cada token ERC-1155 descreve a existência e operação dos tipos de token fungível e não fungível. Por exemplo, embora um ERC-1155 possa criar um ou mais NFTs, ele também pode descrever tokens fungíveis – todos dentro do mesmo contrato.
Transferência segura de tokens: o padrão de tokens ERC-1155 inclui uma função que verifica se uma transação é válida ou não. Se uma transação não for concluída, esta função retorna o token para o emissor. Ajuda quando os usuários acidentalmente cometem um erro na transcrição ou enviam tokens para o endereço errado. O código pode reverter automaticamente a transação.
ERC-721 vs ERC-1155: a diferença
Primeiro, o padrão ERC-721 produz NFTs exclusivamente e força os desenvolvedores a criar um contrato inteligente para cada novo token. Por outro lado, o ERC-1155 permite que os desenvolvedores desenvolvam um único contrato inteligente que pode ser usado para cunhar tokens fungíveis ou NFTs. Como o ERC-721 permite uma única operação para cada transação, é caro e demorado. Ao mesmo tempo, reduz a eficácia da rede blockchain com código redundante. Enquanto o ERC-1155 permite várias operações em uma única transação. Portanto, as transações são mais baratas e eficientes. Além disso, ao contrário do ERC-721, que utiliza um espaço significativo, o ERC-1155 usa menos espaço de armazenamento em uma rede blockchain.
Qual é melhor, ERC-721 ou ERC-1155?
Ambos os tokens padrões podem hortelã emaranhados neurofibrilares. Isso nos deixa com a pergunta: qual você prefere? Tudo depende da sua preferência pessoal ou do caso de uso. Enquanto alguns colecionadores de arte só compram ERC-721 NFTs porque consideram esse tipo de token o padrão ouro , outros colecionadores não têm nenhuma preferência específica. Por outro lado, ERC-1155 é mais barato e eficiente, pois reduz as taxas de gás , tornando-se uma forma acessível e acessível de cunhar um NFT.