Arthur Cheong, uma voz veterana no investimento em criptomoedas e CEO da DeFiance Capital, compartilha uma visão otimista para o futuro dos ativos digitais. Em recentes declarações na plataforma de mídia social X, onde possui mais de 169 mil seguidores, Cheong sugere que os ativos digitais estão entrando em uma fase de maturidade, similar ao comportamento do mercado de ações após a crise financeira de 2008.
Segundo Cheong, “Opinião diferenciada: é perfeitamente possível que o mercado de criptomoedas esteja amadurecendo e não vejamos oscilações selvagens complexas com redução de 70-80% a cada dois anos, mas em vez disso, um crescimento secular complexo como o que o S&P 500 passou após 2008 GFC (Grande Crise Financeira).”
Ele destaca que, exceto pela quebra causada pela pandemia de Covid-19 em 2020, o mercado de ações dos EUA demonstrou uma estabilidade notável, com retornos crescentes focados principalmente em grandes e mega capitalizações, enquanto o valor e as pequenas capitalizações foram subvalorizadas. Cheong acredita que se essa tendência se concretizar no mundo das criptomoedas, os futuros mercados em alta não beneficiarão todos os ativos igualmente. Isso significa que “a maioria das altcoins não testemunhará altas massivas semelhantes às que foram vistas nos ciclos anteriores.”
Nuanced take: Entirely possible the crypto market is maturing and we dont see a complex wild swings with 70-80% drawdown every 2 years but instead a complex secular growth like what S&P 500 went through post 2008 GFC.
Excluding the Covid-19 crash on 2020, US stock market either…
— Arthur (@Arthur_0x) June 21, 2024
Ele acrescenta que, para obter sucesso, as altcoins terão que forjar seus próprios caminhos. “Além disso, você não pode ignorar o fato de que o mercado depende do caminho, não existe algo pré-ordenado. Se a adoção em massa acontecer, como se o Telegram integrasse metade de sua base de usuários para a TON, quanto você acha que a TON valerá?”
Enquanto reflete sobre o valor atual do Bitcoin (BTC) e do Ethereum (ETH), Cheong argumenta que ambos estão subvalorizados, considerando que são os únicos dois ativos digitais que têm um status regulatório claro, o que atrai a demanda do TradFi.