O impulso para preços mais alto após o halving do Bitcoin (BTC) tem encontrado uma base forte no crescimento da demanda pela maior criptomoeda do mercado, observando ciclos anteriores do evento, conforme observou a plataforma especializada em análises de criptomoedas, CryptoQuant, em 9 de abril.
O evento de halving reduz 50% da recompensa por bloco que os mineradores recebem, uma medida introduzida por Satoshi Nakamoto, o criador do Bitcoin, para moderar a inflação da criptomoeda. Diminuindo as recompensas por mineração, a intenção é reduzir o ritmo de geração de novos Bitcoins, incrementando sua escassez e, por consequência, seu valor, especialmente sob uma demanda crescente. O halving do Bitcoin acontecerá dentro de alguns dias.
De acordo com a análise, observando o padrão registrado em ciclos anteriores, o crescimento da demanda por Bitcoin por parte das baleias de BTC disparou, impulsionando alta dos preços. Atualmente, o crescimento da procura é o mais elevado, segundo os dados.
“O crescimento da demanda por $BTC parece ser um dos principais impulsionadores dos preços mais altos após o halving. Em ciclos anteriores, o crescimento da demanda por Bitcoin por parte de grandes detentores/baleias disparou, alimentando a alta dos preços. Atualmente, o crescimento da procura é o mais elevado de sempre (11% em termos mensais)”.
$BTC demand growth seems to be a major driver of higher prices post-halving.
In past cycles, #Bitcoin demand growth from large holders/whales (violet area) has spiked, fueling the price rally.
Currently, demand growth is around the highest ever (11% MoM). pic.twitter.com/PefL54jPlC
— CryptoQuant.com (@cryptoquant_com) April 9, 2024
Vale lembrar que, em um desenvolvimento bastante significativo no universo das criptomoedas, as baleias da maior criptomoeda acumularam 1,4% da oferta total de Bitcoin no primeiro trimestre do ano. O movimento sugere que um aumento de preços está próximo, de acordo com uma análise recente compartilhada pela plataforma Santiment.
De acordo com o levantamento, os grandes detentores que possuem entre 100 a 100 mil tokens BTC acumularam ao todo em conjunto 319.310 BTC nos três primeiros meses do ano.
No momento da publicação, o preço do Bitcoin estava cotado em US$ 67.942,77 com baixa de 4% nas últimas 24 horas.