De acordo com os dados mais recentes do Bureau of Labor Statistics divulgados na manhã de quarta-feira, a medida de inflação do governo nos EUA, o Índice de Preços ao Consumidor (CPI), revelou que a inflação subiu 0,1% em relação ao mês passado e 5,0% em relação ao ano anterior em março, desacelerando em relação ao mês anterior.
O salto de 5% na inflação marca o aumento anual mais lento nos preços ao consumidor desde maio de 2021, mas ainda está significativamente acima da meta de 2% do Federal Reserve.
Apesar disso, o núcleo da inflação permaneceu especialmente firme no mês passado, em meio ao aumento dos aluguéis. O índice de aluguel e o índice de aluguel equivalente dos proprietários subiram 0,5 por cento em março, após aumentos maiores no mês anterior. O aluguel equivalente dos proprietários é o aluguel hipotético que um proprietário pagaria.
As medidas foram ligeiramente melhores do que as previsões dos economistas de um aumento de 0,2% em relação ao mês anterior e de 5,1% no ano. No entanto, o Federal Reserve tem aumentado as taxas de juros para tentar reduzir a inflação, mas há um risco de levar a economia a uma recessão ao aumentar as taxas muito rapidamente.
Embora a desaceleração da inflação possa trazer um certo alívio aos consumidores, o núcleo da inflação firme indica que a economia ainda pode estar enfrentando desafios significativos em relação ao aumento dos preços dos aluguéis.
Isso pode afetar negativamente as perspectivas econômicas para o país, exigindo medidas cuidadosas do governo para gerenciar a inflação e evitar possíveis crises econômicas.
No momento da publicação, o preço do Bitcoin estava cotado em US$ 30.200 em alta de 0.5% nas últimas 24 horas.