- Teste IBC Cosmos-Ethereum.
- Interoperabilidade entre blockchains.
- Atualização Eureka protocolo IBC.
Em um movimento recente que poderá resultar em uma mudança significativa no futuro da interoperabilidade blockchain, os desenvolvedores do Cosmos revelaram um teste com sucesso do protocolo Inter-Blockchain Communication (IBC) entre o Cosmos Hub e a rede Ethereum. A transação, que foi realizada através da Interchain Labs, marca um avanço significativo na busca por uma comunicação nativa e eficiente entre as duas redes.
O co-CEO da Interchain Labs, principal colaboradora do blockchain Cosmos, Maghnus Mareneck, destacou em uma publicação na plataforma X, em 26 de março, o teste de uma transação IBC do Cosmos Hub para o Ethereum. Em um desenvolvimento significativo no ecossistema, o IBC é um protocolo de forma padronizada que permite que seja realizada a transferência de ativos e dados entre blockchains independentes.
“A primeira transação Hub IBC para a rede de teste Ethereum! Depois de muitos anos de espera, o IBC agora está se conectando a todos os ecossistemas”, escreveu.
Hello world.https://t.co/dbnhLpIRy6
The first ever Hub IBC transaction to Ethereum testnet!
After many years of waiting, IBC is now connecting to every ecosystem.
— magmar
(@0xMagmar) March 26, 2025
De forma técnica, o IBC usa clientes leves e relayers para garantir a segurança e a eficiência das transações. Os desenvolvedores acreditam que a expansão do IBC para o ecossistema Ethereum poderá ajudar com novas oportunidades no setor de DeFi e aplicativos interchain, impulsionando a adoção e a usabilidade das criptomoedas. Cabe destacar que a iniciativa faz parte da próxima atualização do Eureka para o IBC, visando estender o alcance do protocolo.
Cosmos Lança Cosmos EVM e Eleva Capacidades de Interoperabilidade com Estrutura EVM Nativa
A Interchain Foundation, uma entidade-chave no ecossistema Cosmos, anunciou recentemente uma significativa expansão de suas capacidades tecnológicas ao tornar o Evmos, antes um projeto independente, em parte oficial do Cosmos SDK, rebatizado agora como “Cosmos EVM”. Esta mudança integra de forma nativa uma versão padronizada da Ethereum Virtual Machine (EVM) ao vasto ecossistema multichain da Cosmos, que atualmente abriga mais de 200 appchains.
Com essa novidade, o Cosmos EVM proporcionará aos blockchains dentro do ecossistema Cosmos a possibilidade de total compatibilidade com a EVM, permitindo suporte ao JSON-RPC e a carteiras Ethereum, além de habilitar uma integração simplificada para tokens ERC-20 nativos. Esta integração visa fortalecer a interoperabilidade entre as cadeias no Cosmos e no mais amplo ecossistema EVM, através do protocolo de Comunicação Inter-Blockchain (IBC).