O Ministério da Ciência e Planejamento Futuro da Coreia do Sul (ou TIC) anunciou que serão investidos cerca de 223,7 bilhões de wons coreanos (US$ 186,7 milhões) na criação de um amplo ecossistema de metaverso para apoiar o crescimento do conteúdo digital e o crescimento corporativo no país.
Em comunicado divulgado no último domingo (27), o ministério informou que os fundos serão gastos na conclusão de quatro projetos principais na criação do que parece ser um ecossistema metaverso abrangente intitulado como “Mundo Virtual Expandido”.
Além disso, a agência governamental pretende usar seu metaverso como plataforma para expandir o crescimento industrial virtual das cidades, na educação e na mídia. Os criadores de conteúdo terão suporte em várias frentes para atrair o talento certo para ajudar a construir a plataforma, com o ministério afirmando que terão atividades criativas voltadas para a comunidade, um concurso de desenvolvedores do metaverso e um hackathon.
O CEO da Hashed (empresa de capital de risco do ecossistema cripto sul-coreano), Simon Kim, destacou que a nova plataforma do metaverso terá um foco particular em impulsionar a expansão comercial, fornecendo suporte financeiro aos participantes e que não acha que há um problema em um governo fornecer financiamento porque, para ele, o setor privado está investindo ativamente no mercado metaverso.
É a questão regulatória que o governo deveria dar mais atenção. Na Coreia, a publicação de jogos NFT é proibida e a emissão de tokens também é proibida”, comentou Kim, ao Cointelegraph.
Park Yungyu, chefe do departamento de comunicação e política do ministério, afirmou que essa iniciativa de construir uma plataforma metaverso faz parte do “Novo Acordo Digital” mais amplo na Coreia do Sul. O Digital New Deal é um conjunto de políticas destinadas a fomentar o crescimento das tecnologias digitais, segundo Park.
É importante criar um ecossistema metaverso de classe mundial como ponto de partida para promover intensamente uma nova indústria hiperconectada”, ressaltou Park.
Embora tenha feito o anúncio, o governo sul-coreano ainda não deu uma data para o lançamento de seu metaverso nacional.