O mercado de criptomoedas, em constante evolução, se prepara para um 2025 promissor, com os contratos inteligentes despontando como protagonistas. A Grayscale Research, renomada gestora de ativos digitais, publicou um relatório com previsões otimistas para o setor, indicando que as plataformas de contratos inteligentes devem impulsionar o mercado no primeiro trimestre de 2025.
Em um cenário onde a inovação é a chave, a competição entre as plataformas se intensifica. O relatório da Grayscale destaca que, apesar dos avanços do Ethereum, incluindo a aprovação de fundos negociados em bolsa (ETFs) e atualizações significativas, outras redes como Solana, Sui e TON estão ganhando espaço e conquistando uma fatia considerável do mercado. Essa dinâmica demonstra a busca constante por soluções mais rápidas, eficientes e escaláveis.
“O setor de criptomoedas de plataformas de contratos inteligentes pode ser o segmento de mercado mais competitivo na indústria de ativos digitais. Embora 2024 tenha sido um ano marcante para o líder da categoria Ethereum — que foi aprovado para produtos negociados em bolsa (ETPs) à vista nos EUA e passou por uma grande atualização — o token Ether teve desempenho inferior a certos concorrentes, incluindo Solana, o segundo maior ativo na categoria por capitalização de mercado. Os investidores também direcionaram a atenção para outras redes de Camada 1, incluindo blockchains de alto desempenho como Sui, bem como TON, um blockchain integrado à plataforma de mensagens Telegram”.
Os analistas da Grayscale também apontaram para o crescimento da tokenização, das DePin (Redes de Infraestrutura Física Descentralizadas) e das soluções de escalonamento como fatores cruciais para o desenvolvimento do mercado. Essas áreas têm apresentado um desempenho consistente e permanecem no radar da gestora como oportunidades de investimento.
Ainda na oportunidade, a Grayscale elaborou uma lista com as “Top 20” oportunidades de investimento em criptomoedas. Dentro desse contexto, os contratos inteligentes são apontados como o segmento mais competitivo do mercado de ativos digitais. Entre as “20 principais” plataformas de contratos inteligentes listadas pela Grayscale para este trimestre, destacam-se ETH, SOL, SUI e OP.
“Neste trimestre, estamos enfatizando tokens que tocam em pelo menos um dos três temas centrais do mercado a seguir: (1) a eleição dos EUA e suas potenciais implicações para a regulamentação da indústria , particularmente em áreas como finanças descentralizadas (DeFi) e staking; (2) avanços contínuos em tecnologias de IA descentralizadas e o uso de blockchains por agentes de IA ; e (3) crescimento no ecossistema Solana”, escreveu.
Com base nesses temas, a empresa adicionou os seis ativos a seguir à sua lista dos 20 principais para o primeiro trimestre de 2025: Hyperliquid (HYPE); Ethena (ENA); Virtuals Protocol (VIRTUAL); Jupiter (JUP); Jito (JTO);
Grass (GRASS).