Uma postagem recente no CryptoQuant por TemptingBeef confirmou que o número de Ethereum apostado no contrato de depósito ETH 2.0 agora excede 100.000. Isso significa que o número de ETH apostadas é agora mais de 5% da quantidade de Ethereum que está em circulação.
O ETH 2.0 está em desenvolvimento há vários anos. Esperava-se que uma prova de aposta Ethereum fosse revelada em 2020. Mas os desenvolvedores querem ter certeza de que a rede estava completamente segura antes de implementá-la. Os usuários aguardam antecipadamente pelo anúncio das datas de lançamento, pois parece que o lançamento será adiado novamente devido ao fato de ainda não estar pronto.
Pessoas são a razão dos atrasos
De acordo com o fundador da Ethereum, Vitalik Buterin, o maior problema que causou os atrasos com a ETH 2.0 não foram problemas técnicos de nenhum tipo. Mas foram as pessoas que trabalharam nisso.
O CEO destacou que o projeto está sendo devastado por conflitos internos. Levando a atrasos na finalização do projeto.
O ETH 2.0 é uma resposta às crescentes críticas ao consumo de energia dos sistemas de prova de trabalho usados por moedas como o bitcoin, com o blockchain exigindo que os computadores dos mineiros resolvam problemas matemáticos complexos para aprovar transações. Isso requer alto poder de computação dos computadores. O que se traduz em altos consumos de energia pelas operações de mineração.
Ethereum 2.0 vai reduzir as taxas de rede e aumentar a velocidade das transações. Isso será feito fornecendo escalabilidade para a rede Ethereum. Também se espera que use 99,95% menos energia do que protocolos de prova de trabalho como o blockchain de bitcoin.
Este é um número impressionante quando comparado à quantidade de energia que a mineração usa atualmente. Estima-se que o bitcoin atualmente usa mais energia anualmente do que países inteiros como Holanda e Argentina.
Não é nenhuma surpresa, então, que haja uma corrida para encontrar maneiras mais eficientes em termos de energia para minerar criptomoedas. As atividades de mineração são uma grande preocupação quando se trata da poluição gerada pelo consumo de energia proveniente de combustíveis fósseis.
A mudança prevista de PoW para PoF com ETH 2.0 foi adiada ainda mais para 2022. As expectativas eram de que a transição seria feita este ano. Como foi anunciado em 2020. Mas parece que os investidores terão apenas que esperar mais um ano para a mudança.
Benefícios do Ethereum 2.0
O Ethereum 2.0 vai eliminar os gargalos que existem atualmente na rede. Coisas como altas taxas de gás durante as horas de alto tráfego serão eliminadas. As transações serão mais rápidas, independentemente de quão congestionada a rede esteja. E velocidades de transação mais rápidas significam menos congestionamentos de rede.
Também aumentará a segurança da rede. Fornecendo mais escalabilidade e taxa de transferência.
Mas as principais vantagens residem na eficiência energética da rede.
A primeira parte da ETH 2.0 é a Beacon Chain, que está no ar agora. Isso é o que permite aos usuários apostar suas moedas por novas recompensas ETH.
O Merge virá depois disso. É quando a rede principal se funde com a Cadeia Beacon. Estima-se que isso aconteça em 2021. Mas, por enquanto, não há datas definidas para quando isso acontecerá.
Finalmente virão as cadeias de fragmentos. Isso permitirá que o Ethereum processe mais transações. E também aumenta a capacidade da rede de armazenar dados.
As cadeias de fragmentos ganharão mais recursos com o passar do tempo. Esses recursos serão lançados em vários estágios.
Quanto aos titulares de Ethereum, tenham a certeza de que suas moedas estarão seguras na mudança de ETH 1.0 para ETH 2.0. Todo o histórico de dados, registros de transações e propriedade de ativos de moedas ETH permanecerão. Só que novas transações serão realizadas na nova rede.