A ConsenSys, disse que coleta endereços IP de todas os usuários que acessam a carteira Ethereum MetaMask por meio do serviço de infraestrutura blockchain Infura, de acordo com sua nova atualização de política de privacidade.
A empresa de software focada em Ethereum, ConsenSys é proprietária da MetaMask e da Infura. A Infura executa nós de blockchain em nome de carteiras e indivíduos. Sempre que alguém faz uma transação por meio da carteira MetaMask. O MetaMask se conecta ao Infura por meio do que é chamado de serviço de procedimento de chamada remota (RPC).
ConsenSys disse, “Informações coletadas pelo Infura quando você usa o Infura como seu provedor RPC padrão no MetaMask. https://metamask.io/ (“MetaMask”) e https://infura.io/ (“ Infura”) são ambos produtos oferecidos pela Empresa e Infura é o provedor padrão de Chamada de Procedimento Remoto (RPC) na MetaMask. Quando você usa o Infura como seu provedor RPC padrão no MetaMask, o Infura coleta seu endereço IP e o endereço da sua carteira Ethereum quando você envia uma transação. No entanto, se você estiver usando seu próprio nó Ethereum ou um provedor RPC de terceiros com MetaMask, nem Infura nem MetaMask coletarão seu endereço IP ou endereço de carteira Ethereum (mas você deve estar ciente de que suas informações estarão sujeitas a qualquer coleta de informações realizada pelo provedor de RPC que você está usando e seus termos relativos a tal coleta)”.
A preocupação é que as empresas que coletam dados na cadeia, como endereços e transações de blockchain, e dados fora da cadeia, como endereços IP, possam identificar indivíduos e reduzir a quantidade de privacidade disponível na rede.
No entanto, o fundador da MetaMask, Dan Finlay, em resposta a um twitter do Wu Blockchain, disse,”Acho que podemos consertar isso logo. Não estamos usando endereços IP, mesmo que estejam sendo armazenados temporariamente, o que não precisa ser, pois não os estamos usando para nada”.
I think we can get this fixed soon. We are not using IP addresses even if they are being temporarily stored, which they don't need to be, as we're not using them for anything.
— Dan Finlay 🦊💙 (@danfinlay) November 24, 2022