Embora os membros da comunidade não estejam defendendo Terra e Do Kwon, eles estão questionando a maneira como a SEC está perseguindo a empresa e seu fundador.
A Terraform Labs e seu fundador, Do Kwon, estão na mira da Securities and Exchange Commission (SEC) dos Estados Unidos, o que provocou várias reações de advogados da comunidade cripto.
Em 16 de fevereiro, a SEC acusou e acusou Kwon e Terraform Labs de supostamente vender um “conjunto de títulos de ativos criptos”. Embora os membros da comunidade não estejam defendendo Kwon por suas ações, eles estão questionando a maneira pela qual a SEC está perseguindo a Terra e seu fundador.
O advogado da Web3, Mike Selig, postou suas opiniões sobre o assunto no Twitter. De acordo com Selig, a SEC caracteriza a stablecoin algorítmica TerraUSD Classic (USTC) como um valor mobiliário porque poderia ser trocado por Terra (LUNA), agora conhecido como Luna Classic (LUNC), que também é um valor mobiliário de acordo com a SEC. Selig explicou que, de acordo com essa teoria, “quase tudo pode ser um título”.
Mike Wawszczak, conselheiro geral da Alliance DAO, também comentou o assunto. De acordo com Wawszczak, o presidente da SEC, Gary Gensler, pode querer “total discrição” na aplicação das leis de valores mobiliários a quaisquer transações. Ele tuitou:
hmmhum É difícil ler a queixa SEC v. TFL e não concluir que o presidente Gensler deseja total discrição para aplicar as leis de valores mobiliários a qualquer transação que desejar. para esse trabalho, ele solicitou US$ 2,2 bilhões no ano fiscal de 2023. (para comparação, o orçamento de São Francisco no ano passado foi de US$ 13 bilhões) https://t.co/BlcWyFgp4H
— Mike Wawszczak (@mikedotwaves) February 17, 2023
Justin Browder, sócio do escritório de advocacia Willkie Farr & Gallagher, comparou a descrição da SEC do uso do USTC para gerar retornos em outro protocolo a “depositar fiat em um banco”. O advogado também questionou se existe outra moeda não securitária que não se comporte dessa forma. No final, Browder descreveu as ações da SEC como “selvagens”.
Além dos advogados, outros membros da comunidade cripto também entraram na conversa. Dylan Daniel acredita que, se tudo virar um título, a SEC terá que se expandir e escalar. O membro da comunidade Web3 espera que Gensler tenha um plano sólido.