O mercado de criptomoedas está passando por um momento difícil, mas as coisas que podemos enfrentar nos próximos meses ou até semanas podem trazer ainda mais dor para um mercado que mal funciona sem novos influxos.
Crise generalizada na criptoeconomia
A maioria dos participantes do mercado provavelmente ouviu falar sobre os problemas que a DCG enfrentou após a quebra da FTX e de várias outras empresas. A crise de liquidez levou à insolvência de uma de suas subsidiárias, a Genesis.
Os investidores devem prestar atenção às dificuldades financeiras em andamento relacionadas ao Digital Currency Group (DCG), pois o resultado pode afetar gravemente os mercados de criptomoedas. Consulte Mais informação: https://t.co/5syXBpEw7q
— Arcane Research (@ArcaneResearch) January 4, 2023
Depois que os problemas da Genesis se tornaram públicos, os analistas levantaram uma questão importante: o que vai acontecer com outras subsidiárias da DCG, incluindo a Grayscale, que detém enormes quantidades de Bitcoin que seriam liquidadas se a empresa fosse tão ilíquida quanto a Genesis?
Comunidade cripto em alerta
A falência do Digital Currency Group seria uma catástrofe para os mercados, já que a liquidação de seus ativos levaria à venda de posições consideráveis no GBTC e em outros fundos da Grayscale. O sentimento entre os investidores piorou depois que Cameron Winklevoss divulgou uma carta aberta a Barry Silbert, afirmando que a Genesis deve US$ 900 milhões à Gemini.
A carta não revelou nenhum plano de Gêmeos de ir atrás de Silbert se ele decidir ignorar o assunto destacado. O melhor resultado de toda a situação seria uma solução coordenada entre ambas as entidades, que pode incluir uma petição involuntária de arquivamento DCG para o Capítulo 11.
As empresas vinculadas ao DCG não tiveram um bom desempenho ao longo de 2022, considerando a saída maciça de fundos institucionais do setor. A falta de liquidez pode ser a razão de mais um crash do mercado, mas da próxima vez corremos o risco de atingir valores que a maioria dos investidores de varejo não estarão preparados para enfrentar.