Uma declaração feita pelo CEO da maior bolsa de criptomoedas do mercado intrigou centenas de investidores do mercado cripto. Changpeng Zhao afirmou que aqueles que movem seus ativos digitais para a autocustódia irão ter prejuízo. A declaração foi feita durante uma conversa no Twitter, em meio a uma saída massiva de fundos da Binance.
A principal reclamação dos usuários foi um conflito de interesse que CZ tem em falar sobre esse tema. Do ponto de vista técnico, os fundos em custódia própria são significativamente mais seguros do que os fundos em bolsas de criptomoedas, considerando a frequência de ataques a plataformas de negociação, a desonestidade do líder da bolsa e a má administração muitas vezes levam à perda de valores dos usuários.
Perde-se dinheiro com auto custódia?
O único cenário em que os usuários podem perder suas moedas é uma perda não intencional de chaves, uso do endereço de destinatário errado ao transferir fundos e outros casos de má gestão de fundos. No entanto, se o proprietário de uma carteira armazenar adequadamente suas chaves privadas, verificar novamente um endereço ao transacionar fundos e tomar todas as etapas essenciais, a perda de fundos é quase impossível.
Auto-custódia ficou ainda melhor com @TrustWallet. https://t.co/qMxT1zRSnF
— CZ 🔶 Binance (@cz_binance), 14 de dezembro de 2022
Obviamente, o CEO da maior exchange de criptomoedas do mercado conhece as coisas acima, o que significa que a frase foi tirada do contexto. O que Zhao realmente quis dizer é que manter ativos em sua própria carteira não é isento de riscos e os usuários ainda perderão seus fundos, mesmo sem terceiros devido a um nível extremamente baixo de conhecimento e falta de interfaces amigáveis que tornariam armazenar criptografia tão fácil quanto armazenar fundos em trocas centralizadas.
No entanto, poucos membros da comunidade se importaram em ouvir a gravação completa e tiraram conclusões precipitadas, incluindo alguns influenciadores. Ao mesmo tempo, é improvável que o número que CZ mencionou durante seu discurso esteja próximo da realidade.